Prefeitura inaugura mais duas unidades educacionais no Barreiro

A Emef Solar Rubi é a primeira escola de ensino fundamental do Brasil a ser construída por meio da PPP, segundo a prefeitura, enquanto a Umei Solar Rubi foi construída pela Sudecap

iG Minas Gerais | Da redação |

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou no último sábado (2) mais duas unidades educacionais na região do Barreiro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Solar Rubi e a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Solar Rubi.

A Emef Solar Rubi é a primeira escola de ensino fundamental do Brasil a ser construída por meio da Parceria Público-Privada (PPP), segundo a prefeitura, enquanto a Umei Solar Rubi foi construída pela prefeitura, por meio da Sudecap. As duas unidades funcionam na Avenida Warley Aparecido Martins, 854, no bairro Solar, no Barreiro.

Emef

A Emef Solar Rubi, construída em uma área de 4.500 m², tem capacidade para atender 960 alunos. Conta com auditório de 160 lugares, dois laboratórios de informática, laboratório de ciências, sala multiuso, refeitório com 200 lugares, 16 salas de aula, secretaria, 27 banheiros com acessibilidade, salas individuais para direção, vice-direção e coordenação, sala de atendimento ao estudante, sala dos professores, quadra, ginásio esportivo, vestiários com chuveiros, biblioteca com sala de estudo individual, teatro de arena e ampla área verde

Todos os espaços foram concebidos levando em conta a acessibilidade, com rampas para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, dispõe de todos os equipamentos de segurança física e patrimonial, como corrimãos, extintores de incêndio, hidrantes, sirenes e câmeras de videomonitoramento.

Umei

A Umei Solar Rubi tem capacidade para atender 440 alunos e iniciou suas atividades em maio deste ano. Projetada para tornar mais eficaz o desenvolvimento integral das crianças, a Umei Solar Rubi possui salas de atividades amplas, bem ventiladas e equipadas. Os banheiros têm sanitários e pias com dimensões adequadas à idade das crianças, refeitório e um parquinho na área externa.

PPP

A Parceria Público-Privada da Educação, firmada entre a Prefeitura e a Inova BH, uma empresa da Odebrecht Properties, estabelece que a construção e a operação de serviços não pedagógicos, como manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, segurança e limpeza, além dos cuidados com a sustentabilidade ambiental e o mobiliário ficam sob a responsabilidade da empresa parceira, pelo período de 20 anos.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave