Com bloqueio em alta, Brasil lidera estatísticas do Grand Prix

Seleção de José Roberto Guimarães aparece nas primeiros posições de quase todos os fundamentos

iG Minas Gerais | DÉBORA FERREIRA |

Thaísa lidera os números de melhor block da competição até agora
Divulgação/FIVB
Thaísa lidera os números de melhor block da competição até agora

Após três jogos do Brasil no Grand Prix deste ano, a seleção ocupa lugares nobres nas estatísticas da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). A central Thaísa, a líbero Camila Brait , a levantadora Dani Lins e a ponteira Fernanda Garay estão entre as melhores no ranking.

Nos confrontos disputados em Sassari, na Itália, o Brasil perdeu apenas um set, em sua primeira partida, contra a China. Sincronizadas, as comandadas de José Roberto Guimarães acertaram seu estilo de jogo e dominaram, em seguida, as donas da casa e a República Dominicana.

Somente no último jogo, a seleção marcou 17 pontos no bloqueio.O  número que colocou Thaísa imediatamente no topo do ranking, com 39 blocks, que totalizaram 18 rebotes a favor do Brasil. A russa Fetisova e a turca Akman empatam em segundo lugar, com 1,08 de aproveitament.o Ainda entre as dez melhores bloqueadoras, Fabiana aparece em quarto e, Garay, em sétimo.

Outra brasileira que encabeça lista de melhores é Dani Lins. No ranking, ela apresenta um aproveitamento de 7,8 e fica bem à frente da americana Glass, em segundo, com 6,2.

A líbero Camila Brait, que gerou expectativa por ter a missão de substituir a experiente Fabi, também se deu bem. A jogadora aparece nos rankings de defesa e de recepção. No primeiro, ela perde posição apenas para a dominicana Castillo, adversária deste domingo. No outro, está em terceiro, depois da turca Sonsirma e da japonesa Kimura, e seguida por Jaque.

No ataque, o Brasil não aparece tão perto da ponta do ranking, mas tem duas jogadoras entre as dez melhores da posição: Garay está em quarto e Jaque aparece na nona colocação.

A sérvia Mihajlovic, ponteira que defendeu o Unilever-RJ na última temporada, também é um dos grandes destaques deste Grand Prix. A atleta é destaque na lista de pontuadoras, atacantes, bloqueadoras e mais eficientes no saque.

[NORMAL_A]