Comitê descarta retirar a Baía de Guanabara dos Jogos Olimpícos

Apesar de várias reclamações de atletas sobre as condições das águas do local, dirigente afirmou que é fora de cogitação mudar de local

iG Minas Gerais | GABRIELA PEDROSO |

Ecobarreiras e ecobarcos serão utilizados para conter lixo e evitar que atletas sejam contaminados pela poluição das águas
Marcelo Horn/Divulgação Governo RJ
Ecobarreiras e ecobarcos serão utilizados para conter lixo e evitar que atletas sejam contaminados pela poluição das águas

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 descartou, nesta segunda-feira, qualquer possibilidade de retirar da Baía de Guanabara a disputa de algumas modalidades durante as Olimpíadas na capital fluminense. Apesar das críticas e queixas recentes de vários atletas sobre as condições das águas do local, castigado pela poluição, o diretor executivo de Esportes e Integração Paralímpica do comitê, Agberto Guimarães, confirmou o local como sede e afirmou que a ideia de trocar a instalação por outra nunca passou pela cabeça nem do Comitê Olímpico Internacional e nem do Comitê Olímpico do Brasil.

“Não existe a possibilidade de outros locais receber o evento no lugar da Baía de Guanabara. Nosso plano é, primeiro, fazer na Marina, segundo, fazer na Marina, e terceiro, fazer na Marina. Não há nenhuma possibilidade de tirar esse evento do Rio”, frisou, categoricamente, Guimarães, se referindo à Marina da Glória, banhada pelas águas da baía.

Assim como Guanabara terá de passar pelo processo de saneamento de suas águas, outras instalações para os Jogos no Rio de Janeiro sofrerão adaptações ou ainda estão em fase de construção. Diante disso, fica a preocupação se haverá algum comprometimento da realização dos eventos-testes no Rio, cuja grande maioria já será realizada em 2015.

“Pode acontecer de alguma obra não estar concluída, mas ainda assim há a possibilidade de testá-la”, explicou Agberto Guimarães, citando como exemplo o fato de que o local que receberá a disputa do rugby não precisa, necessariamente, ter toda a sua capacidade de público testada.

O primeiro evento-teste dos Jogos Olímpicos de um total de 45 já teve início neste domingo, justamente na Baía de Guanabara. É o Aquece Rio, que vai reunir velejadores de todo o mundo nas cinco raias até o dia 9 de agosto, quando termina a competição.