América tem, junto com o Ceará, o maior número de vitórias na Série B

Mineiros e cearenses conquistaram oito vitorias cada após 14 rodada da competição

iG Minas Gerais | ANTÔNIO ANDERSON |

Clube preza pela qualidade em detrimento da quantidade de torcedores e se organiza internamente para atrair novos adeptos
CHARLES SILVA DUARTE / O TEMPO
Clube preza pela qualidade em detrimento da quantidade de torcedores e se organiza internamente para atrair novos adeptos

Na vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com 26 pontos, apenas dois a menos que o líder Ceará,  o América  se destaca nas estatísticas da competição com um dos melhores aproveitamentos entre os 20 clubes que lutam pelo acesso. O alviverde é, junto com o Ceará, o clube que mais venceu na competição. Após 14 rodadas, foram oito vitórias. O Coelho tem, ainda, o terceiro melhor ataque do Brasileirão, com 22 gols, sendo superado apenas pelo Ceará, que marcou 26, e pelo Sampaio Correa, que tem 23.

Além do poder ofensivo, a defesa americana tem se mostrado bastante sólida. O Coelho aparece em segundo lugar como o clube que menos levou gols na competição. Foram apenas 13 ao lado do Joinville e do ABC-RN. A  melhor defesa é a do Vasco, que levou oito. O América lidera a estatística como o melhor mandante da Série B.

Jogando em casa, o alviverde conquistou 18 pontos em sete partidas com seis vitórias e apenas uma derrota, o que representa um aproveitamento de 85,7%. O segundo melhor mandante é o Ceará, com 17 pontos, cinco vitórias, dois empates e uma derrota, aproveitamento de 70,8%.

Atuando como visitante, o América aparece apenas em sétimo lugar nas estatísticas da Série B. Longe de Belo Horizonte, os comandados de Moacir Júnior têm um aproveitamento de apenas 38,1% com duas vitórias, dois empates e três derrotas. O Avaí lidera a estatística como melhor visitante com quatro vitórias, um empate e duas derrotas. O aproveitamento da equipe catarinense atuando distante de sua torcida é de 61,9%.

Público. E a boa campanha do América na Série B também tem refletido na presença de público do clube em seus jogos pela competição. Antes da partida contra o ABC-RN, na vitória por 1 a 0, o alviverde era o sétimo colocado neste quesito, com média de 5.195 torcedores pagando ingresso por jogo.

Mas os 5.601 pagantes no confronto diante do time potiguar fizeram o Coelho subir para o sexto lugar, agora com uma média de 5.222 por partida. O América ainda tem o segundo maior público da Série B. Foi contra o Joinville, no Mineirão, quando 19.562 torcedores pagaram ingresso para ver a vitória do Coelho por 3 a 1.

O maior público é do jogo entre Sampaio Correa e Avaí, que foi acompanhado por 20.383 torcedores. Em números gerais, a melhor média de público da Série B pertence ao Sampaio Correa com 13.290 torcedores por jogo. Depois aparecem o Santa Cruz (11.698), Vasco (9.506), Ceará (9.442), Joinville (7.998) e América (5.222). O Boa Esporte, outro representa do futebol mineiro na competição, é o 14º colocado em número de público pagante, com 1.722 de média. 

Leia tudo sobre: AméricaSérie BCearáestatísticasmaior número vitóriasmandantevisitantepúblicorenda