Dali, Dante e Jung em pauta

Academia Mineira de Letras promove palestras sobre as três figuras nesta segunda e terça

iG Minas Gerais |

Itália. Maria do Céu de Oliveira vai falar sobre literatura na Itália no século XVIII
AML / Divulgação
Itália. Maria do Céu de Oliveira vai falar sobre literatura na Itália no século XVIII

Dalí, Dante e Jung dedicaram grande parte de suas vidas ao contato com a imaginação, de forma pioneira, deixando o legado de suas obras atemporais. Discutir as representações alegóricas presentes em “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, e o pensamento do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung é a proposta do projeto “Conversas na Academia”, que acontece nesta segunda, com a participação de Inácio Cunha e Adelaide Pimenta. Nesta terça, o projeto traz Maria do Céu Diel de Oliveira, que discorrerá sobre o universo literário da Itália do século XXIII. Aberto ao público, os encontros acontecem às 19h30 na Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, centro).

“Conversas na Academia” é uma atividade que a AML promove para integrar a exposição “Dalí - A Divina Comédia”, que fica em cartaz até 17 de agosto e reúne cem ilustrações do mestre do surrealismo, Salvador Dalí, para “A Divina Comédia”.

Inácio Cunha, analista junguiano formado pelo Centro de Estudo e Pesquisa em Psicologia Analítica em Kusnarcht, na Suíça, abordará o tema “Elementos da ‘Divina Comédia’ sob a ótica da Psicologia Junguiana”. A psicóloga Adelaide Pimenta, especialista em Psicologia Analítica pelo IEC/PUC MG e Instituto C.G. Jung de Minas Gerais ministrará a palestra “Lidar com a Imaginação: a Genialidade de Jung, Dalí e Dante”. Maria do Céu Diel de Oliveira, professora no Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas, ministrará a palestra “Um Passeio pela Comédia de Dante: Imagens Comentadas”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave