Árvores gigantes entre os paredões

Museu e diversas trilhas para explorar a densa floresta

iG Minas Gerais | Cristina Massari |

Gigante. Sequoias em Mariposa Grove
Cristina Massari/Agência O Globo
Gigante. Sequoias em Mariposa Grove

A]ém das montanhas de granito de Yosemite Valley, as sequoias-gigantes – árvores milenares que se destacam na densa floresta de Mariposa Grove – são outro orgulho e marca registrada do parque. E é exatamente a imponência dessas árvores que faz desse local o ponto favorito para Bobs Gannaway, diretor e corroteirista de “Aviões 2”:

“Observar aquelas árvores que estão lá por milhares de anos, de forma tão majestosa elevando-se a sua frente, é um exercício de humildade”.

Em Mariposa Grove, que fica na entrada sul do parque, há estacionamento, hospedagem, museu e diversas trilhas para explorar a floresta. Nem é preciso ir longe para ver as criaturas gigantes que até dão vontade de abraçar. Mas, contenha-se. Uma plaquinha ao pé de uma delas avisa: nada de intimidades com as belezuras. A sinalização pede para não ultrapassar a cerca, pois “tentar escalar suas raízes pode encurtar a vida dessas árvores nobres”.

Uma das trilhas (cerca de uma hora e meia de caminhada e 120 m de elevação) leva a um dos maiores e mais antigos exemplares da espécie: Grizzly Giant, com quase 2.000 anos de idade.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave