Cenário natural

Yosemite National Park, que inspirou ambientação da animação “Aviões 2”, da Disney, exibe paisagens únicas com montanhas de granito, sequoias-gigantes e cachoeiras

iG Minas Gerais | Cristina Massari |

Cachoeira.Yosemite Upper Fall, uma das mais populares do parque californiano
Cristina Massari/Agência O Globo
Cachoeira.Yosemite Upper Fall, uma das mais populares do parque californiano

A chegada do avião em Fresno lembra Soarin’, uma das atrações não-radicais mais legais dos parques da Disney, que leva o visitante a um voo de asa-delta sobre os principais marcos do Estado da Califórnia. No voo de mentira, a Golden Gate, o Yosemite e muitas plantações de frutas compõem a paisagem. O aroma das frutas é artificial. No avião de verdade não se sente o aroma das plantações. Mas a paisagem, coberta por uma colcha de retalhos de incontáveis tons de verde, não poderia ser mais real e poética.

Num corte rápido, a cena agora se passa no Yosemite National Park. Da asa-delta, embarcamos em Dusty, um avião pulverizador que já rodou o mundo em sua última aventura, produção dos estúdios Disney, e que agora volta à cena como integrante de uma equipe de combate a incêndios para proteger Piston Peak – parque da ficção inspirado em Yosemite, cujos cartões-postais mais conhecidos são reproduzidos na animação. “Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate”, em exibição em 750 salas no Brasil e outras tantas ao redor do mundo.

Infraestrutura

Figurinha fácil nas listas de mais belos parques do mundo, o Yosemite National Park deve à geografia montanhosa a beleza de seu cenário: blocos massivos de granito de Sierra Nevada, rasgados por cachoeiras que se formam com o degelo, cobertos por florestas de árvores milenares.

Não à toa, Yosemite é o terceiro parque nacional mais procurado nos Estados Unidos, com cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Sua infraestrutura turística inclui trilhas, áreas de acampamento e estacionamento de motorhomes, meios de hospedagem e um eficiente sistema de transporte público interno.

Com 3,1 mil km² de extensão, o parque tem três áreas principais para visitação: Wawona & the Mariposa Grove (porta de entrada ao sul e usada por quem vem de Fresno e Oakhurst, a localidade mais próxima); Yosemite Valley, com algumas das atrações mais populares, como as montanhas El Capitan e Half Dome; e Tuolumne Meadows, área onde as trilhas de caminhadas são pontuadas por lagos.

Paisagem nas telas

“Jornada nas Estrelas V – A Última Fronteira” – No filme de 1989, capitão Kirk, vivido pelo ator William Shatner, escala El Capitan.

“Lua de Mel Agitada” – Nessa comédia de Vincent Minelli, lançada em 1953, o trailer dos personagens Tacy e Nicholas (Lucille Ball e Desi Arnaz) passa pelo túnel Wawona e, à saída, eles avistam o Yosemite Valley, com El Capitan, Half Dome e Bridalveil Fall.

“As Grandes Férias” – A comédia de 1988, com Dan Aykroyd, foi filmada em Bass Lake, 20 minutos ao sul de Yosemite.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave