Livre, leve e curto

A cabeleira bem curtinha com um bagunçado proposital é a nova queridinha do momento

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

A modelo Pixie Geldof adotou há anos o corte no estilo bagunçado
Stefan Zschernitz/divulgação
A modelo Pixie Geldof adotou há anos o corte no estilo bagunçado

Não é de hoje que as novelas do horário nobre abastecem o arsenal das tendências. Personagens marcantes na trama são, cada vez mais, alvos dos pedidos dos telespectadores, no que diz respeito aos looks-desejo, produtos de beleza – que se esgotam simultaneamente nas prateleiras – e cabelos, com as tonalidades e comprimentos mais copiados nos salões de beleza. Por falar neles, atire a primeira pedra quem nunca sonhou em imitar as madeixas da sua personagem preferida da novela. 

Para ser Duda, uma das protagonistas da novela global das onze “O Rebu”, a atriz Sophie Charlotte radicalizou e adotou o cabelo naquele estilo joãozinho – chamado agora de “pixie cut” – só que com uma pegada mais feminina e com um bagunçadinho proposital – o chamado “messy hair” – e se transformou em um dos cortes mais comentados do momento. Pelo visto, é questão de tempo para que o estilo de cabelo da protagonista seja o novo queridinho das mulheres. As que têm coragem, é claro.

De acordo com o cabeleireiro e visagista Ramiro Cerqueira, do Office Hair, o corte da Sophie Charlotte difere do já conhecido joãozinho porque ele valoriza mais a franja, cobre mais a testa e deixa a nuca livre. “O diferencial está na hora de cortar, pois é feito para valorizar as camadas. Ele até lembra o estilo joãozinho mas é um corte totalmente novo, sem referências passadas”, explica.

Em “O Rebu”, Duda combina o cabelo curtinho com maquiagem pesada e looks luxuosíssimos. E na vida real, o que essas madeixas curtíssimas e com leves ondulações pede? “Pede sempre uma maquiagem, nem que seja rímel e batom que apareça. Ele ressalta o rosto, as saboneteiras e deixa a mulher extremamente sensual e ao mesmo tempo romântica”, acredita.

Curtos e despojados

Além de Sophie adotar o estilo “messy hair” nos cabelos curtinhos, o look convenceu também, fora do Brasil, a atriz Kristen Stewart a repaginar o visual. De acordo com Nando Araújo, técnico da Wahl Clipper Brasil, esse estilo despojado é a tendência dos novos curtos e pode ser obtida com corte e acabamento feitos com máquina no lugar da tesoura. “Ele deve ser feito a 45 graus, deixando a parte da nuca mais curta que a parte superior da cabeça. No final, a texturização é que deixa o cabelo despojado e versátil”, ensina.

Bom para quem

Mesmo a brasileira tendo aquele pezinho atrás na hora de enfrentar as tesouradas – há quem não abra mão dos dois dedinhos – esse cabelo tem de tudo pra fazer a cabeça das mulheres daqui pra frente. Isso porque é praticamente viável para qualquer mulher encarar o estilo da Duda, segundo Ramiro Cerqueira. “Pode ser pra magrinha ou gordinha, porque este corte tem foco totalmente no rosto independente da modelagem do corpo. O ideal é que para encará-lo precisa ser alguém que goste de se produzir sempre”, explica.

Se já é definido que cabelos curtos são de fato mais fáceis de cuidar, a manutenção desse modelo de pixie requer cuidado para deixar as ondas sempre bem-definidas. “É só mantê-lo hidratado, nunca usar gel e investir em pomadas e ceras para manter o acabamento mais fosco, como o da Sophie, solto e com volume”, ensina. Dica dada, listamos as inspirações para adotar o estilo de Duda.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave