Donos de franquias estão mais experientes no Brasil, diz pesquisa

Pesquisa revela que 40% deles já eram empresários e outros 40% estavam empregados quando resolveram entrar no mercado

iG Minas Gerais | Da redação |

Os franqueados brasileiros estão mais experientes no mundo dos negócios. É o que mostra uma pesquisa realizada pela consultoria em franquias Grupo Bittencourt.

O estudo, que abrangeu 240 franqueados que investiram no setor nos últimos três anos, mostra que 40% deles já eram empresários e outros 40% estavam empregados quando resolveram entrar no mercado. Em 2012, esses números eram 31% e 51%, respectivamente. Outros 11% estavam desempregados (ante 9% em 2012) e 3% eram aposentados (o número era de 6% em 2012).

Além disso, 50% deles afirmam que têm muito ou moderado conhecimento sobre o setor em que escolheram atuar.

"O que chamou a atenção no levantamento foram fatores que traduzem mais maturidade. Os franqueados têm mais conhecimento técnico e fazem uma melhor avaliação a respeito do negócio. No passado, era comum que as pessoas buscassem uma franquia pelo amor à marca" afirma Lyana Bittencourt, sócia do grupo.

Segundo Bittencourt, como atualmente há mais informação a disposição e os franqueados, eles estão mais questionadores e 'mais preparados enquanto candidatos a franquia'. A pesquisa também mostrou que a maioria (57%) é homem e 43% têm entre 26 e 35 anos. Os casados representam 65% do total.

Uma impressão que, segundo Bittencourt, 'caiu por terra', é a de que, ao adquirir uma franquia e se tornar empresário, o empreendedor trabalha menos. A pesquisa mostrou que 74% dos franqueados dizem trabalhar mais do que antes. Ainda assim, a maior parte (39%) afirma que sua qualidade de vida melhorou. 

Folhapress

Leia tudo sobre: franquiasBrASIL