Protestos de junho servem de tema para volume de artigos

Um dos assuntos abordados pelo livro é o vandalismo – vastamente exibido pelas principais emissoras de TV

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

A violência dos Black Blocs é um dos assuntos retratados no livro
Felipe Dana
A violência dos Black Blocs é um dos assuntos retratados no livro

Os protestos ocorridos nas ruas das principais capitais do país em junho de 2013 voltam a ser assunto com o lançamento do livro “Ruas e Redes: Dinâmicas do ProtestoBR”, hoje, no CCBB-BH.

A publicação é composta por textos que analisam a relação que as redes sociais criaram com as ruas. “Não há distinção entre os dois. Os protestos se organizaram e aconteceram por conta da Internet, em diálogo com as ruas”, analisa Regina Helena Alves Silva, coordenadora do Centro de Convergência em Novas Mídias, da UFMG, cujo os bolsistas são os autores dos artigos.

Dentre os autores estão alunos das áreas de história, ciências sociais, engenharia, belas artes e letras. “Isso comprova a pluralidade do tema”, ressalta a professora.

Um dos assuntos abordados pelo livro é o vandalismo – vastamente exibido pelas principais emissoras de TV – e seus autores, os Black Blocs e Anonymous.

Sobre as críticas que se ouve de antigos militantes que os protestos atuais são “baderna” e sem bandeiras claras, a professora contemporiza: “A gente tem formas de análise para determinados contextos, as coisas mudam muito rapidamente. Nós somos desse tempo, das múltiplas coisas, das multiplicidades temporais. Os protestos também são assim”, pondera.

Agenda

O quê. Lançamento “Ruas e Redes: Dinâmicas do ProtestoBR”

Quando. Neste sábado, às 10h30

Onde. CCBB (praça da Liberdade, Funcionários)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave