O début de Cabral

Pelas cartas de Pero Vaz de Caminha, descobridor teria avistado primeiro Barra do Cahy

iG Minas Gerais | Paulo Campos |

Barra do Cahy. Praia serviu de cenário para novela “Flor do Caribe”
Paulo Campos
Barra do Cahy. Praia serviu de cenário para novela “Flor do Caribe”

O cartão-postal de Prado é uma cauda de baleia que se projeta na superfície antes de um mergulho. Há milhares dessas imagens na internet, mas presenciar o mergulho do mamífero é uma emoção inexplicável. Se você não puder observar in loco essa maravilha da natureza por problemas climáticos ou de infraestrutura – as duas únicas empresas que levam os turistas até o arquipélago de Abrolhos só operam saídas com um número mínimo de pessoas –, não desanime. Assim mesmo, Prado é uma coleção de praias desertas que formam cenários fascinantes.

A cidade é pequena, acolhedora, com excelência na gastronomia, ótima infraestrutura hoteleira e atrativos diferenciados, que vão desde a passagem pelas vizinhas Cumuruxatiba e Corumbau até passeios de catamarã às piscinas de Guaratiba, onde, com muita, muita sorte, pode-se deparar com tartarugas marinhas.

Outro passeio possível de se fazer é o que leva ao Parque Nacional do Monte Paschoal, com suas trilhas ecológicas. O monte é facilmente avistado do mar à medida que as embarcações se afastam da costa, o que faz os turistas relembrarem um certo período da história brasileira.

Por sinal, os locais fazem a questão de um reparo histórico, no qual Pedro Álvares Cabral teria desembarcado no dia 22 de abril de 1500, na Barra do Cahy, próximo a Prado, e não em Porto Seguro, a 210 km dali, como sugerem os historiadores. Ao avistar o Monte Paschoal, Pero Vaz de Caminha descreveu em carta paisagem semelhante a Barra do Cahy.

Mais ao norte de Porto Seguro, os moradores de Santa Cruz de Cabrália também têm argumentos de sobra para afirmar que foi naquelas terras que Cabral e sua armada vinda de Portugal atracaram as embarcações portuguesas.

Hoje, o traslado de Porto Seguro a Prado dura cerca de 2h30, mas até o final do ano estará funcionando o novo aeroporto de Teixeira de Freitas, que irá encurtar esse deslocamento para 40 minutos.

Saiba mais

O Cahy Praia Hotel tem diárias a partir de R$ 159 o casal a partir deste mês. Na alta temporada, preços sob consulta.   Informações.(73) 3298-1815 ou 3298-1813 ou e-mail contato@cahy.com.br   Pacote.Os programas para Prado podem incluir apenas a hospedagem no Cahy ou hospedagem, traslado e passeios.   Informações. Consulte o seu agente de viagens ou ligue (31) 3194-7050.

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave