Scheidt compara nível de evento-teste a Mundial

Atletas que estão no Top 25 do ranking estarão o torneio preparatório para os Jogos de 2016

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Scheidt não está na posição esperada no ranking
Divulgação
Scheidt não está na posição esperada no ranking

Alguns dos principais velejadores do mundo já estão no Rio para o evento-teste da vela para os Jogos de 2016, denominado "Aquece Rio". Na classe Laser, por exemplo, estão cinco atletas que fazem parte do top25 do ranking mundial, entre eles o inglês Nick Thompson (vice-líder) e o francês Jean Baptiste Bernaz, sétimo colocado.

Ex-número 1 do ranking, Robert Scheidt caiu para o quinto lugar na atualização feita na última terça-feira, mas chega à competição como favorito. Afinal, no fim de semana passada, contra praticamente os mesmos rivais, ele venceu um torneio regional na Baía de Guanabara, o Campeonato Sudeste Brasileiro de Laser.

"O evento-teste será uma competição bem diferente do Sudeste, que foi muito técnico, com ventos rondados. O nível será quase tão elevado quanto o de um campeonato mundial. O holandês (Rutger Van Schaardenburg, vice campeão europeu) está velejando muito bem, e temos ainda o inglês, o francês, o australiano (Tom Burton) e os neozelandeses (Andy Maloney e Sam Meech). Todos são candidatos ao pódio", comenta Scheidt.

Assim, o maior medalhista olímpico do País deixa de fora Bruno Fontes, brasileiro que está na frente dele no ranking mundial, na quarta colocação, mas não teve resultados consistentes na temporada.

O Aquece Rio começa oficialmente neste sábado, mas o dia é reservado à medição dos barcos. No sábado acontecem as primeiras regatas na Finn e na RS:X (masculina e feminina). Na segunda iniciam as demais classes, incluindo a Laser. A competição termina no sábado.