Brasil estreia com pé direito e vence China no Grand Prix

No ritmo de Jaque e Fernanda Garay, brasileiras superaram dificuldade do começo e dominaram asiáticas

iG Minas Gerais | DÉBORA FERREIRA |

A seleção brasileira estreou com o pé direito no Grand Prix deste ano. Atual campeão, o Brasil perdeu apenas um set e fechou o jogo por 3 sets a 1 (25/21, 22/25, 25/17 e 25/16), depois de um início instável no duelo. Neste sábado, a seleçao volta a entrar em quadra, às 15h30, diante da Itália.

Foi a China quem começou melhor o duelo. Com sua tradicional defesa funcionando bem, o alto time vermelho disparou no placar. O ataque dava bastante trabalho pelo meio, como já previa José Roberto Guimarães, e para piorar, o próprio Brasil sentia dificuldade para colocar a bola no chão adversário.

Somente na reta final dos dois primeiros sets o Brasil conseguiu ficar à frente no placar. Na primeira etapa do jogo, um ataque de Jaque deu forças à seleção brasileira, que ainda teve Fernanda Garay no bloqueio simples e Thaisa, no mesmo quesito, para fechar a primeira fase.

O segundo set foi semelhante, com a única diferença que as brasileiras saíram na frente e as chinesas saíram vitoriosas. Mais uma vez, a líbero Chen se destacava em suas recepções e a perigosa Zhu começava a gostar do jogo, assim como Hui. Depois de passar do Brasil em número de pontos, a China viu novamente suas adversárias se aproximarem, mas teve a calma e fechou o set.

Na volta ao jogo, Jaque e Fernanda Garay resolveram mostrar a que veio o Brasil. Pelas pontas, a dupla conseguiu embalar o ataque, assim como as outras jogadoras, que conseguiram fazer uma boa ligação entre a defesa e a linha de frente. O time de José Roberto Guimarães abriu larga vantagem e apenou administrou o placar até o fim.

Com a vantagem nas mãos, as brasileiras entraram no mesmo pique. Mesmo contando com uma Zhu para lá de inspirada – a chinesa foi a maior pontuadora do jogo, com 23 anotações – as atuais campeãs do Grand Prix até chegaram a sofrer pressão em alguns momentos, mas garantiu a vitória por 3 sets a 1.