Ira! renovada e com muita sede de rock n’ roll

Após sete anos de uma briga pública entre os ícones da banda, Ira! faz primeiro show na capital com nova formação

iG Minas Gerais | lucas simões |

Renovada. Ira! após primeiro show em São Paulo com Scandurra, Evaristo Pádua, Nasi, Daniel Rocha e Johnny
EliKHayasaka
Renovada. Ira! após primeiro show em São Paulo com Scandurra, Evaristo Pádua, Nasi, Daniel Rocha e Johnny

Há sete anos, quando a briga pública de egos e acusações de traições entre Nasi e Edgar Scandurra decretou o fim do Ira! bruscamente, nenhum dos dois amigos imaginou que o rock pudesse subverter uma decisão até então imutável. “Quando eu e Edgar tocamos juntos em um show beneficente em Sampa, em outubro passado, vi que no palco nossa afinidade estava intacta. Isso me intrigou demais. E depois de sete anos descobrimos que ficamos mais rock n’roll ainda”, diz Nasi.

Menos de quatro meses após lavar a roupa suja e anunciar a volta do Ira!, com show de estreia na Virada Cultural de São Paulo, em maio, a banda chega a Belo Horizonte com nova formação, para show inédito no Espaço Even, amanhã, a partir das 21h.

Em clima de paz, Nasi e Edgar Scandurra evitam render mais versões do conflito desgastante que começou nos ensaios do Acústico MTV, em 2004, e estourou publicamente três anos depois com briga judicial pela disputa do nome Ira!. Após o reencontro dos dois, o vocalista propôs uma repaginação completa da banda, substituindo desde técnicos de som e roadies, até os outros membros da formação original. “Estávamos saturados e vimos que parte da briga aconteceu pelo comodismo de estar há quase 30 anos fazendo a mesma coisa”, diz o vocalista.

Entre as novidades, Daniel Rocha, filho de Scandurra, assumiu o baixo no lugar de Ricardo Gaspa, que rechaçou possibilidades de voltar à banda e segue como integrante dos projetos Gaspa & os Alquimistas e ThunderStandard. Da mesma forma, o tecladista Johnny Boy ocupou o posto de Adriano Grineberg, um dos maiores nomes do blues contemporâneo do país, que passou a se dedicar à carreira solo. O baterista Evaristo Pádua, que tem participação em discos do Nasi, entra no grupo assumindo o lugar de André Jung, que se dedicou à produção musical da cantora Manu Gavassi, além de tocar projetos como a banda F.A.U.T, ao lado de João Gordo, e a experimentação acústica do Urban ToTem.

“A entrada do Daniel e do Evaristo, principalmente os dois, dá um sangue novo fundamental. Eles estão animados pela chance de tocar pela primeira vez para grandes públicos. E o Johnny entende a sonoridade da banda há mais tempo, então ficou tudo em casa”, diz Scandurra.

REPERTÓRIO. Apesar do show ser sustentado por sucessos da banda, canções como “Núcleo Base”, “Flores Em Você”, “Tarde Vazia”, “O Girassol”, “Dias De Luta”, entre outras, ganharam pequenos incrementos nos arranjos. “Em ‘Envelheço Na Cidade’, por exemplo, acrescentamos um detalhe após o solo, são coisas mínimas que marcam nossa identidade”, explica Nasi.

O Ira! ainda apresenta no show a nova canção de trabalho, “ABCD”, uma balada anos 60 composta por Edgar Scandurra durante o término da banda. O guitarrista até tentou emplacar a canção em show comemorativo do disco “Amigos Invisíveis” (1989), em São Paulo, em 2009, mas a novidade não colou. “Quando eu toquei a música, percebi que aquilo precisava do vocal do Nasi. Só no palco eu vi que era a cara do Ira!”, revela Scandurra.

De volta à boa sintonia, o Ira! deve gravar um CD de inéditas após 2015. Sem contrato com gravadora, o novo trabalho da banda não tem data para ser lançado, mas tem a pretensão de render um registro em DVD. “Um próximo disco do Ira! tem que ser, no mínimo, à altura dos melhores. Comecei a trocar ideias musicais com o Scandurra, na semana passada ficamos quatro dias viajando no mesmo ônibus, coisa da turnê, e é nessa onda que você toca um violão, sugere uma letra, escuta algo novo”, diz Nasi.

Serviço. Sohw da banda Ira! no Espaço Even (rua Vereador Antônio Zandona, 245, Jardinópolis), amanhã, às 21h. Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia-entrada).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave