Encontros de amor no silêncio das relações

Após os trabalhos “Sarabanda” e “O que Você Foi Quando Criança”, Rita Clemente estreia novo espetáculo

iG Minas Gerais | gustavo rocha |

Leonardo Fernandes e Bruna Chiaradia vivem uma aproximação amorosa
MÁRCIO MONTEIRO DIVULGAÇÃO
Leonardo Fernandes e Bruna Chiaradia vivem uma aproximação amorosa

A rispidez e a suposta secura de um texto escrito por alguém nascido na Noruega, a princípio, poderia distanciar o público de teatro em terras brasileiras. Mas foi na prática, tateando e entendendo a profundidade proposta por John Fosse, que a diretora Rita Clemente revelou a relação amorosa presente em “Inverno”, espetáculo que estreia hoje, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

“Fosse tem uma secura inicial. A gente fica com um pouco de receio que aquilo se mantenha num plano hermético e os sentimentos não se instaurem. Em teatro, mesmo aprofundando esteticamente no trabalho, há um desejo de tocar o espectador, por mais que essa linguagem seja sofisticada. Existe um receio na primeira leitura de que a linguagem seja um obstáculo para isso. É exatamente na lida, no dia a dia dos ensaios, que você descobre que toda aquela sofisticação é de uma simplicidade atroz. E eu só pude perceber isso estando fora da cena. Ainda bem que eu não fiz como atriz”, revela Rita.

O texto, ainda inédito em Belo Horizonte, conta a história de uma mulher e um homem que se encontram. Ela é sozinha, ele tem esposa e dois filhos em outra cidade. A linguagem é desamparada e direta, revelando a escrita minimalista do autor. “É uma história de amor expressa através de uma linguagem muito fria, muito seca. Em momento nenhum os personagens falam de seus sentimentos. Não tem ‘eu te amo’, ‘eu preciso de você’. Ele não escreve isso. O autor nos pede para entender o que aqueles personagens estão vivendo. Isso é encantador, serviu de inspiração até para me renovar e rever algumas opções como atriz e diretora”, ressalta Rita. Ela reedita a parceira com o ator Márcio Monteiro (“Dias Felizes”), que, desta vez fora de cena, assina a trilha sonora original. Serviço. “Inverno”. Hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras). Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave