CNI investe para estimular ensino técnico no país

Olimpíada do Conhecimento será realizada em Belo Horizonte

iG Minas Gerais | Juliana gontijo |

Experiência. Alunos de vários cursos expõem trabalhos no lançamento da olimpíada, que será em BH
José Paulo Lacerda/senai/divulgação
Experiência. Alunos de vários cursos expõem trabalhos no lançamento da olimpíada, que será em BH

A educação profissional tem um poder transformador. Com a divulgação cada vez mais intensa da Olimpíada do Conhecimento, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), quer divulgar a bandeira da educação técnica profissional, segundo o diretor geral do Senai, Rafael Lucchesi. “Em média, nas 21 carreiras técnicas, o salário inicial é de R$ 2.000. Em dez anos, chega a R$ 6.000. Outra vantagem é que a vida profissional é iniciada mais cedo”, observa.

Mas há um grande desafio. Mesmo 67% dos cursos do Senai sendo gratuitos, apenas 6,6% dos jovens até 25 anos optam pela educação profissional no Brasil. Avaliando os dados demográficos da população, só 10% já fizeram cursos de educação profissional. Segundo Lucchesi, esse índice ainda é baixo se comparado com a média dos 30 países mais ricos – onde esse índice é de 35% cursando e 48% do estoque populacional.

Neste ano, Belo Horizonte vai sediar o evento, que será entre os dias 3 e 6 de setembro, no Expominas. O número de participantes, em torno de 800, é recorde e cresceu sete vezes na comparação com 2001– ano da primeira olimpíada. Minas Gerais terá 61 participantes nesta edição.

Na cerimônia de lançamento nesta quinta, em São Paulo, o presidente da CNI, Robson Andrade, falou da importância da educação profissional para a indústria. “Se não tivermos profissionais bem-preparados, não adianta a tecnologia sozinha”, observou ele.

Os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do trabalho. Os mais bem colocados em cada uma das 58 ocupações da fase nacional deste ano concorrem a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que acontece em 2015 em São Paulo.

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, classificou o evento de Minas como uma espécie de Copa das Confederações. “Será uma prévia do que vai acontecer em São Paulo. É um evento que vai movimentar toda a cidade”, diz.

Luciano Huck

Embaixador. O apresentador Luciano Huck foi nomeado embaixador da Olimpíada do Conhecimento deste ano. Ele também participou do lançamento do evento nesta quinta, na capital paulista.

Projeto de vida para estudantes Gabriel Florêncio Alves, 18, de Santos (SP), estava nesta quinta no lançamento da Olimpíada do Conhecimento. Ele será um dos participantes. “Fiz no Senai o curso técnico de rede de computadores. Tranquei a faculdade e sai do estágio em um banco suíço para me dedicar. Encaro isso como um projeto de vida. Sei que vai me abrir ainda mais portas”, diz. Ele conta que foi classificado como o top one de São Paulo na área do seu curso e tem o sonho de trabalhar no Senai.

A repórter viajou a convite da Fiemg

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave