Para celebrar a diversidade

Evento. Convidado pelo restaurante Villa Roberti, Leandro Pimenta organiza um menu-degustação a quatro mãos com o chef da casa, Lucas del Peloso; foco é na mistura entre produtos brasileiros e italianos

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

LEO FONTES / O TEMPO
undefined

[NORMAL_A]Desde o encerramento das atividades do The L.A.B., no fim do ano passado, o belo-horizontino não teve muitas oportunidades de apreciar o trabalho do chef Leandro Pimenta na capital. Na próxima quarta-feira (6), ele é o convidado de uma noite especial na Villa Roberti, ao lado do chef Lucas del Peloso, para executar um menu-degustação harmonizado, em que as especialidades de cada um deles se fundem: Brasil e Itália.

O jantar, composto de nove tempos (veja o menu completo no Gastrô

online), é uma celebração à diversidade cultural e às riquezas gastronômicas dos dois países. Promete ser baseado em três pilares: produto, técnica e beleza. Começando pela estética, Leandro afirma que os pratos fazem homenagens a Niemeyer, Portinari e Burle Marx. “Não basta falar de arte. Temos de fazer arte”, resume.

Hoje envolvido na produção e apresentação do programa “Territórios Gastronômicos”, com o chef Eduardo Avelar na Rede Minas, Leandro diz estar cada vez mais interessado em descobrir produtos e seus produtores pelo interior do Estado.

“É muito legal conhecer essa riqueza de perto e poder fazer esse resgate. Pegar uma planta não convencional como a beldroega, um matinho presente em tantos quintais mineiros, e poder misturar com tucupi, do Pará, é um trabalho lindo. Alinhavar tudo isso com a elegância e os produtos italianos do Villa vai ser uma ótima oportunidade”, diz ele.

Desse intercâmbio, surgem misturas como o queijo de cabra “do seu Nivaldo, que conheci em Itabirito”, com a clássica italiana mostarda de Cremona, que serão servidos como antepastos, na companhia de terrine de foie gras e jabuticaba, azeite de baunilha, escabeche de manjubinhas e mix de pimentões.

Encarregado pelas harmonizações, o sommelier da Villa Roberti, Renato Costa, selecionou rótulos da França, Itália, Espanha, Brasil e Portugal.

1SERVIÇO:Menu-degustação na Villa Roberti (av. Celso Porfírio Machado, 1.520, Belvedere). R$ 300 por pessoa, com bebidas e taxa de serviço. Reservas: (31) 2534 7714.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave