Força Jovem Universal faz segurança do Templo de Salomão

Uniformizados e dispostos ao longo das calçadas nos arredores do templo, eles foram orientados a não informar a razão de estarem no local

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Centenas de membros da Força Jovem Universal - entidade da Igreja Universal que promove atividades culturais para jovens - foram dispostos nos arredores do Templo de Salomão na noite desta quinta-feira (31) para dar "segurança", "orientação" e "informação" aos transeuntes, curiosos e fiéis que passam pelo local.

Uniformizados e dispostos ao longo das calçadas nos arredores do templo, eles foram orientados a não informar a razão de estarem no local. Questionados, dizem que vieram "prestigiar" o templo e que fazem apenas "uma corrente de oração".

Na prática, eles impedem a entrada de não-convidados no templo, ajudam a ordenar a passagem de pedestres e até organizam o tráfego de pessoas no local.

Uma das coordenadoras dos grupos de fiéis que estão no local, Neuza Bonfim, afirma que, entre o grupo de jovens e outros "evangelistas", há cerca de 10 mil colaboradores da Universal nas ruas próximas ao templo.

O Templo de Salomão, localizado no Brás, zona leste de São Paulo, é inaugurado na noite desta quinta, em cerimônia para convidados com presença da presidente Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin. Maior templo evangélico do Brasil, a obra custou R$ 680 milhões, segundo a Universal.

Um grupo de ativistas LGBT marcou protesto para a tarde desta quinta, mas não compareceu ao local. Segundo a PM, não houve registros de tumultos até as 19h desta quinta.

Segurança 

A PM dispôs de equipes da Força Tática, da Rocam (Ronda com Motocicletas) e de agentes de trânsito para fazer a segurança do entorno do templo na noite da inauguração. Eles não informaram quantos membros da corporação estão no local.

A Guarda Civil Metropolitana instalou dois postos móveis e pôs cinco ciclistas e quatro viaturas para rondar os quarteirões próximos ao templo.

A inauguração causa lentidão em trecho da avenida Celso Garcia - importante ligação para a zona leste da capital - em frente ao templo.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave