Caminhada lidera a preferência no país

Ao lado de 18,1% dos brasileiros, a professora Juliana Matos, 27, elegeu a caminhada como sua atividade física preferida

iG Minas Gerais | Andréa Juste |

A caminhada foi eleita a atividade física favorita dos brasileiros, segundo uma pesquisa feita pelo professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Rafael Moreira Claro e pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo, Thiago Hérick de Sá e Leandro Martin Totaro Garcia.  

Para chegar a esse resultado foram consultados dados de entrevistas feitas pelo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2012, com adultos residentes nas 27 capitais do país.

Ao lado de 18,1% dos brasileiros, a professora Juliana Matos, 27, elegeu a caminhada como sua atividade física preferida. “O exercício tem que entrar na nossa vida como uma rotina mesmo, como trabalhar ou qualquer outra atividade que temos durante a semana”, acredita ela, que busca se exercitar três vezes por semana. Para Juliana, “a caminhada é uma atividade muito interessante, porque é gratuita e só depende de você”.

Na pesquisa, musculação ficou em segundo lugar, com 11,2% da preferência, seguida por futebol (7,2%) e corrida (3,1%). A quinta atividade mais praticada no lazer dos brasileiros, com 2% nos resultados, é a bicicleta. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave