Câmara aprova processo contra presidente Barack Obama

Presidente é acusado de haver excedido suas atribuições ao fazer mudanças na lei de plano de saúde, conhecida como Obamacare, sem consultar o Congresso

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Câmara dos EUA aprova processo contra Barack Obama
AP Photo/Jacquelyn Martin
Câmara dos EUA aprova processo contra Barack Obama

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, nesta quarta-feira (30), a abertura de um processo para investigar o presidente Barack Obama por suposto abuso de poder. Controlada pelo Partido Republicano, de oposição, a Câmara votou por 225 a 201 a favor do processo.

O presidente é acusado de haver excedido suas atribuições ao fazer mudanças na lei de plano de saúde, conhecida como Obamacare, sem consultar o Congresso.

"Vocês estão dispostos a deixar o presidente escolher que leis executar e que leis mudar?", discursou o republicano John Boehner, presidente da Câmara americana.

"Isso não tem a ver com republicanos ou democratas, tem a ver com defender a Constituição", disse Boehner.

Em um discurso para cerca de 1.500 pessoas em Kansas City, Obama respondeu à decisão pedindo aos republicanos que "parem de odiar o tempo inteiro".

Os republicanos se queixam também de outras medidas unilaterais que Obama teria tomado, envolvendo a política migratória e benefícios para casais homossexuais.

Já os democratas dizem que a decisão tem motivação política. O processo deve dar o tom da campanha pra as eleições congressuais de novembro.

O efeito da medida tende a ser apenas simbólico, uma vez que qualquer processo que levasse a uma punição contra Obama (como impeachment) teria que passar também pelo Senado, que tem maioria de democratas.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave