Igreja Padre Eustáquio recebe o título de santuário

Templo na região noroeste da capital passa a se tornar ponto de referência oficial para peregrinações; a missa de entrega está marcada para o final de agosto

iG Minas Gerais | ENNIO RODRIGUES |

Por receber um grande número de peregrinos, templo recebe status de santuário
Arquivo
Por receber um grande número de peregrinos, templo recebe status de santuário

A Arquidiocese de Belo Horizonte anunciará, nesta quinta-feira (31), a mudança de status da Igreja Sagrados Corações, conhecida como Igreja Padre Eustáquio, para santuário. O anúncio será feito em coletiva pelo arcebispo metropolitano, Dom Walmor, às 15h30, no Memorial Padre Eustáquio. O pároco local, Sérgio Stein, também estará presente no evento.

Com o novo status, o templo religioso ampliará suas ações sociais na região. De acordo com a assessoria da Arquidiocese, uma creche, um asilo, além de ações voltadas para recuperação de dependentes químicos, fornecimento de alimentos e cuidados com a saúde farão parte das atividades do novo santuário brasileiro. Os santuários, na visão da Igreja Católica, podem ser entendidos como locais que atraem fiéis, em grande número, para peregrinar.

O santuário será definitivamente entregue à população no dia 30 de agosto, durante uma missa para todos os fieis. A data foi escolhida por ter o nesta data, no ano de 1946, que o Padre Eustáquio faleceu.

Quem é? Vida Padre Eustáquio nasceu em 1890, na Holanda, e foi batizado com o nome de Humberto. A mudança de nome veio quando solicitou entrada na Congregação dos Sagrados Corações, em 1915.

Chegada ao Brasil Ele foi um dos três primeiros da Congregação dos Sagrados Corações a chegar no país. Ordenado sacerdote, desembarcou em Minas Gerais no ano de 1925. Passou pelas cidades de Poá, Rio Claro, Patrocínio e Belo Horizonte.

Morte O religioso morreu no ano de 1946, aos 53 anos, vítima de tifo. A grande popularidade do religioso inspirou a busca pela sua beatificação e canonização, que se iniciou em 1956.

Beatificação Em 2005, o papa Bento XVI reconheceu um milagre de autoria de Padre Eustáquio e o elevou a “Bem-aventurado”, tornando-o beato. A comemoração foi feita no Mineirão

Memorial Padre Eustáquio Em 2007, é inaugurado o Memorial Padre Eustáquio. O espaço está localizado na Rua Padre Eustáquio, 2405 e é onde se encontram os restos mortais do Bem-aventurado Padre Eustáquio.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave