Rompimento em tubulação de água alaga ruas e universidade nos EUA

O campus da Universidade da California em Los Angeles (UCLA) foi inundado na terça-feira (29) pelo rompimento da tubulação sob a vizinha avenida Sunset Boulevard

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O campus da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) foi inundado na última terça-feira (29) pelo rompimento da tubulação sob a vizinha avenida Sunset Boulevard.

Um buraco de cinco metros de diâmetro se abriu na Sunset, uma das principais avenidas da segunda maior cidade americana, e um chafariz de quase dez metros de altura surgiu a partir do cano rompido.

O Departamento de Águas de Los Angeles levou quase três horas e meia para estancar o vazamento -que inundou diversas garagens do campus, três prédios da universidade e um ginásio poliesportivo recentemente reinaugurado, o Pauley Pavillion, após uma reforma de US$ 135 milhões.

Cerca de 284 mil litros por minuto foram esguichados -mais de 30 milhões de litros durante o incidente, o equivalente a 14 piscinas olímpicas cheias, que transformou as escadarias de prédios vizinhos em cascatas.

Sacos de areia foram posicionados em algumas entradas para tentar reduzir o desastre. As autoridades justificaram a demora, explicando que se as três válvulas fossem desligadas ao mesmo tempo poderiam causar rompimentos em outros trechos da rede. Equipes demoraram a chegar ao congestionado local, na cidade que tem o segundo pior trânsito dos Estados Unidos.

A tubulação de aço no subterrâneo da UCLA tem 90 anos -segundo a prefeitura local, 20% da rede tem mais de 100 anos. Rompimentos são frequentes, mas não na escala do que aconteceu no campus. O Departamento de Águas não soube estimar quanto tempo vai levar para reparar essa tubulação.

Diversos estudantes circulavam entre bombeiros impacientes com celulares gravando vídeos e tirando selfies (autorretratos) no alagamento. Nas redes sociais, muitos universitários se divertiram com a desgraça, postando fotos com termos como "#traga a sua prancha", sob o calor de 30ºC californiano.

O trânsito foi interrompido nas duas mãos da Sunset Boulevard -a longuíssima avenida de 35 km de extensão (dez vezes a avenida Paulista), que dá título a um clássico filme de 1950 dirigido por Billy Wilder, chamado no Brasil de "Crepúsculo dos Deuses". Na manhã desta quarta-feira (30), ela ainda continuava interditada.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave