Especialista diz que refina de resultados do Google afeta empresas

A atualização chamada Pigeon Update prevê o refinamento dos resultados de busca pela localização do usuário e já tem impactado o posicionamento de empresas, principalmente da área de serviços

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Reprodução / Google
undefined

A nova atualização do Google, denominada Pigeon Update, prevê o refinamento dos resultados de busca pela localização do usuário e já tem impactado o posicionamento de empresas, principalmente da área de serviços.

Anunciado no dia 24 de julho pelo site Search Engine Land, uma espécie de porta-voz não oficial do Google no que se refere a notícias e novidades sobre SEO e Marketing de Busca em geral, o Pigeon já tem alterado os resultados de buscas locais nos Estados Unidos, com melhora no posicionamento de diretórios de serviços locais, como o Yelp, Trip Advisor e Urban Spoon, sites que trabalham fortemente seu Search Engine Optimization (SEO).

Raphael Simoni, analista de SEO da Conversion, empresa do ramo no país, diz que trata-se apenas de uma questão de tempo para que se comece a perceber mudanças no posicionamento de sites brasileiros.

O especialista acredita que donos de empresas que prestam serviços locais e que dependem das visitas de usuários de uma determinada região devem estar atentos a essa nova atualização do Google.

Simoni explica que essa mudança tem o objetivo de melhorar as buscas locais, tornando-as mais relevantes e precisas, além de estarem muito mais próximas dos fatores de posicionamento das buscas orgânicas tradicionais, sendo visíveis tanto nos resultados do Google Maps como nos resultados naturais.

Segundo o Search Engine Land, a atualização recebeu o nome de Pigeon, que significa pomba, em razão do instinto natural desta ave em saber sempre voltar para casa, seja onde ela estiver.

O especialista ressalta que o nome é muito apropriado, pois o objetivo do Google é trazer resultados precisos e relevantes para o usuário que busca por algum serviço local, algo que ele saiba onde fica, quanto tempo leva para chegar até esse local e o que estão falando sobre esse serviço.

Como se adaptar ao Pingeon Update - Uma empresa que possui um tipo de serviço local, como um restaurante, um petshop ou uma loja de aluguel de carros, por exemplo, é essencial planejar uma otimização orientada às buscas de usuários localizados em torno do negócio. Estes serviços dependem exclusivamente de tráfego local e a partir de agora este tipo de busca estará muito mais refinada e inteligente.

Nesse sentido, otimizações para Local Search são obrigatórias, como marcação de dados para endereço, cadastro no Google Places para empresas, interação com os seus clientes no Google Plus, cadastro em sites relevantes e confiáveis que ofereçam serviços por localização, conteúdo relacionado à região de atuação, além de outras possibilidades que uma estratégia criativa e inteligente pode oferecer.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave