Tudo junto e misturado

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Artista. Marcelo Xavier expõe criações que refletem quatro décadas de carreira na Casa Una de Cultura
Leonardo Medina
Artista. Marcelo Xavier expõe criações que refletem quatro décadas de carreira na Casa Una de Cultura

Marcelo Xavier recorda ter sido simultânea a produção de diferentes trabalhos, de ilustrações a cenários, passando por livros infantis e vídeos. Movido por grande curiosidade, ele conta que, ao invés de se especializar em apenas uma área, expandiu o olhar para diversas linguagens, mantendo em comum o constante interesse pela arte. Centrado nessa busca, o artista apresenta uma mostra, na Casa Una de Cultura, que revisita os seus diferentes campos de atuação, fazendo um panorama do seu múltiplo ofício.

“Ao longo da vida, eu não consegui separar uma coisa da outra. A minha paixão pela arquitetura e pelos objetos tridimensionais acabou me levando a projetos que lidavam com o espaço dessa maneira, como os cenários de espetáculos e os figurinos. Quando escrevo, também levo um pouco de um conhecimento para o outro. Por exemplo, em minhas histórias infantis, eu não deixo de acrescentar algumas visões da filosofia”, reflete Marcelo Xavier.

De acordo com ele, foram escolhidos algumas peças que representam cerca de 40 anos de atividade. Há ilustrações; livros, com os quais conquistou diversos prêmios; e fotografias, que apontam a diversidade do que faz.

“Eu escolhi cada coisa baseado muito na emoção. Algumas são mais significativas para mim, como, por exemplo, os primeiros desenhos da marca do Grupo Galpão que produzimos. Isso tem um valor histórico e afetivo. Mas há um acervo de textos e fotos que contribui para traçar essa linha. Esse projeto, para mim, mostra como a minha arte nasce da dúvida e vai por vários caminhos”, explica Xavier.

O motivo para conceber tal iniciativa agora, afirma, é o interesse de repensar a sua trajetória. “Eu quis juntar os cacos, percorrer os rastros para saber um pouco mais de onde isso tudo vem”, conta.

Agenda

O quê. Mostra Marcelo Xavier

Quando. De hoje a 29/8; visitação: de 2ª a 6ª, das, 14h às 22h; sáb., das 9h às 13h

Onde. Casa Una de Cultura (rua Aimorés, 1.451, Lourdes)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave