Funai registra encontro entre índios isolados e ashaninkas no Acre

Emocionantes imagens produzidas no dia 30 de junho só foram publicadas neste terça-feira (29), no Youtube

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Imagens foram gravadas durante encontro com índios ashaninkas em junho
Reprodução / YouTube
Imagens foram gravadas durante encontro com índios ashaninkas em junho

O primeiro encontro entre índios isolados e indígenas da etnia ashaninkas, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Rio Envira, próximo ao município de Feijó, no interior do Acre, foi registrado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). As emocionantes imagens produzidas no dia 30 de junho só foram publicadas neste terça-feira (29), no Youtube.

No vídeo, um integrante ashaninkas é flagrado entregando um cacho de bananas aos índios isolados. Na parte final da produção aparece o registro da utilização de armas brancas, como machado e facão, na atividade da pesca.

 

A suspeita é que essas ferramentas de metal tenham sido furtadas de pessoas que circulam pela floresta. Já que esses índios isolados não têm contato com o mundo exterior, muitas vezes por opção.

Em alguns casos, as armas são deixadas pela Funai, em uma tentativa de evitar que os índios deixem as aldeias para obtê-las, sendo que há o risco de se envolvendo em algum incidente. A fundação declarou que a política adotada é deixar esses indígenas isolados até quando preferirem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave