Asafa Powell vai correr no GP Brasil de Atletismo

Jamaicano quarto mais rápido do mundo será o favorito na prova que acontecerá excepcionalmente em agosto

iG Minas Gerais | AGÊNCIA ESTADO |

Asafa Powell, que foi envolvido em escândalos de doping recentemente, corre ao lado de Bolt
Divulgação / Página Oficial
Asafa Powell, que foi envolvido em escândalos de doping recentemente, corre ao lado de Bolt

Por causa da Copa do Mundo, o GP Brasil de Atletismo, que tradicionalmente acontece em maio, foi adiado para agosto. E isso vai permitir que o Mangueirão, em Belém (PA), receba no dia 10 o quarto homem mais rápido de todos os tempos, o jamaicano Asafa Powell. Se confirmar o favoritismo, ele deverá ser apenas o segundo atleta a correr abaixo de 10s em 30 edições do GP.

Apesar de ser o principal evento internacional do calendário do atletismo brasileiro, parte das 15 competições da série de Meetings da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), o GP Brasil raramente recebe grandes nomes da modalidade.

A mudança de datas, porém, colocou o evento brasileiro no meio da temporada internacional. Em maio, Powell sequer poderia competir. Afinal, ele estava terminando de cumprir uma punição por doping. O jamaicano, afastado do atletismo desde junho do ano passado, participou do Meeting de Lucerna, na Suíça, e foi terceiro com o tempo de 10s30.

"Estamos fazendo esforços para trazer bons atletas e realizar um torneio forte, dentro das tradições do GP Brasil de Atletismo", explicou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes.

Asafa tem seu recorde pessoal dos 100 metros em 9s72, marca conseguida em setembro de 2008, então recorde mundial. Apesar correr há 11 temporadas abaixo de 10s, o jamaicano não tem nenhuma medalha olímpica.

Leia tudo sobre: atletismoasafa powellcorridagp brasil