Em ritmo descontraído, Sada Cruzeiro pratica Stand Up Paddle

Clube mineiro está em pré-temporada, e atletas ainda farão treinos de slackline na próxima quinta-feira

iG Minas Gerais | Débora Ferreira |

Se engana quem pensa que lugar de jogador é dentro da quadra ou de uma sala de musculação. Para quebrar a rotina maçante de treinamentos e diversificar o ambiente de trabalho, a equipe do Sada Cruzeiro está variando a malhação desta longa pré-temporada com aulas de Stand Up Paddle e Slackline, na Lagoa dos Ingleses e na Praça do Papa, respectivamente.

A ideia criativa veio do preparador físico Fábio Correia, que não atendeu às reclamações dos jogadores sobre o frio nesta terça-feira e colocou até a comissão técnica para dentro da água, em Nova Lima.

“Eu já conhecia o Stand Up Paddle, mas ainda não tinha praticado. Quando estava com a seleção feminina no Havaí, tive a chance de fazer o esporte e pensei em como poderia ser bom para os jogadores. Ontem (segunda) estava mais frio e alguns deles deram uma chorada, mas hoje o sol deixou o pessoal mais animado” explicou Fábio, na manhã com muitos ventos à beira da lagoa.

Como esta já é a segunda vez que os atletas fizeram essa aula – à exceção do líbero Serginho, que pratica com certa frequência – a maioria conseguiu fazer o trajeto, ficar em pé na prancha e voltar seco com apenas os pés molhados. “Não caí nenhuma vez, até porque não queria cair nessa água”, brincou Serginho, em referência ao vento frio que fazia no Iate Clube.

O mesmo não se pôde dizer da comissão técnica e dos jogadores mais jovens da equipe. Em um clima bastante descontraído, eles aproveitavam para fotografar e filmar aqueles que não conseguiam se equilibrar em pé na prancha. “Depois da segunda vez que eu caí eu resolvi voltar, porque se eu caísse muito longe seria pior”, brincou o fisioterapeuta Alysson Zuin.

Segundo Correia, o equilíbrio que é exigido nas duas atividades (no Stand Up Paddle, os atletas remam em pé, e no Slackline, precisam andar com um pé na frente do outro sobre uma faixa estreita pendurada entre duas árvores) foi um dos fatores que o motivou a incluir as modalidades nesta pré-temporada.

“As duas atividades pedem que os atletas tenham maior equilíbrio e trabalham com a musculatura profunda dos jogadores”, conta ele, referindo-se ao fato de que previne lesões e ajuda a definir os músculos.

O time está treinando em dois períodos e fará o Slackline na quinta-feira, pela manhã, no Mangabeiras. A primeira competição do clube celeste será apenas no fim de agosto, quando começa o Campeonato Mineiro.

Leia tudo sobre: Sada Cruzeirovôleistand up paddletreinofriopré-temporadatreinamento