Chuva de Meteoros Delta Aquáridas atinge auge nesta terça-feira (29)

Este ano a coincidência com a lua nova promete a visualização de entre 15 a 20 "estrelas cadentes" por hora; o evento será visível em todo o mundo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Fenômeno promete espetáculo no céu na noite desta terça-feira (29).
Reprodução/Wikipedia
Fenômeno promete espetáculo no céu na noite desta terça-feira (29).

A noite desta terça-feira promete um espetáculo a olho nú. A chuva de Meteoros Delta Aquáridas ocorre sempre entre os meses de julho e agosto, sendo que este ano o seu pico está previsto para esta terça-feira (29). 

Este ano a coincidência do auge com a lua nova promete a visualização de entre 15 a 20 "estrelas cadentes" por hora. O evento será visível em todo o mundo, mas os habitantes dos trópicos e do hemisfério sul terão melhores condições de visibilidade.

Para aqueles que têm interesse em uma vista privilegiada devem procurar um local afastado da iluminação artificial das grandes cidades para poder apreciar o espetáculo a olho nú ou com o auxílio de telescópios.

As chuvas de meteoros ocorrem quando a órbita do planeta Terra se cruza com a de um cometa.

As órbitas dos cometas estão repletas de detritos deixados pela sua passagem, e quando a Terra atravessa uma dessas zonas, os detritos que entram na atmosfera incendeiam-se pela ação do atrito.

A chuva de meteoros Delta Aquáridas pode estar associada à passagem do cometa 96P/Machholz, descoberto em 1986 por um astrônomo amador.

Confira algumas dicas para assistir o espetáculo desta noite:

- Olhe em direção ao leste a partir das 20h, que é quando a constelação do Aquário estará nascendo; - Dê preferência a lugares onde não haja interferência luminosa das grandes cidades (serras, sítios, cidades pequenas); - Tenha uma boa dose de paciência, pois poderão ser vistos cerca de 15 a 20 meteoros por hora; - Por último, e não menos importante, torça para o céu estar limpo e em boas condições para observação.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave