Homem, de média idade e empresário

Com relação ao gênero, os homens são predominantes

iG Minas Gerais | Lucas Pavanelli |

Dentre os 25 mil candidatos a todos os cargos nas eleições deste ano, pelo Brasil afora, a média de idade é de 47 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A faixa etária em que há maior predomínio de candidatos é entre 40 e 49 anos. A faixa dos 20 aos 29 anos tem 1.500 representantes, o equivalente a 6,1% do total.  

Com os dados disponibilizados pelo TSE, é possível imaginar um perfil predominante do candidato no Brasil. Além dos 47 anos de idade, a maior parte tem ensino superior completo – são 45,8% que concluíram algum curso superior. Em segundo lugar, aparecem os que apenas completaram o ensino médio (29,8% do total).

A principal profissão representada nas urnas é a de empresário, com 2.321 candidatos. Em segundo lugar estão os professores, representados por 1.576 candidatos e, em terceiro, os advogados, com 1.386.

Com relação ao gênero, os homens são predominantes. As mulheres somam 30,37%, o equivalente a 7.700 em todo o país. O número corresponde a pouco mais que os 30% determinados pela legislação. A participação feminina vem aumentando ao longo do tempo. Há 20 anos, o total de candidatas era o equivalente a pouco mais de 6%. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave