Brasil é destaque em Locarno

Convidado da mostra Carte Blanche, país terá sete filmes disputando financiamento

iG Minas Gerais |

Júri. Alice Braga será embaixadora da Carte Blanche e jurada na mostra competitiva
Fabrício Mota / Divulgação
Júri. Alice Braga será embaixadora da Carte Blanche e jurada na mostra competitiva

Sete filmes brasileiros serão exibidos neste ano no Festival de Locarno, na Suíça, entre os dias 9 e 11 de agosto. O país é convidado da mostra Carte Blanche, dedicada a filmes em fase de pós-produção. O objetivo da seção, que anunciou o Brasil como país convidado em outubro do ano passado, é exibir os filmes selecionados para distribuidores, programadores e entidades financeiras de cinema.

As produções brasileiras escolhidas são: “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld, “Beco”, de Camilo Cavalcante, “Nise da Silveira”, de Roberto Berliner, “O Touro”, de Larissa Figueiredo, “Oração do Amor Selvagem”, de Chico Faganello, “Ponto Zero”, de José Pedro Goulart, e “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert. Um júri composto por profissionais da indústria cinematográfica será encarregado de escolher o projeto ganhador, que levará 8 mil euros (cerca de R$ 24 mil) de auxílio para finalização.

O evento ainda receberá uma delegação de mais de 50 profissionais brasileiros do cinema, incluindo produtores, distribuidores, diretores e jornalistas. Entre eles, estará a atriz Alice Braga, escolhida embaixadora da Carte Blanche e, também, integrante do júri do concurso internacional do festival; e André Sturm, diretor da Associação Cinema do Brasil.

A seção Carte Blanche é realizada desde o ano 2011 e já foi dedicada ao cinema colombiano, mexicano e chileno em edições anteriores. Para a revista “Variety”, o Brasil “é uma escolha óbvia, mas excitante” para 2014. Enquanto isso, no concurso internacional, outro filme brasileiro aparece entre os indicados: “Ventos de Agosto”, de Gabriel Mascaro.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave