Unidade está sem farmácia há meses

Pacientes do posto de saúde têm que ir a outro bairro para pegar medicamentos

iG Minas Gerais | JOSÉ AUGUSTO |

Pacientes estão em farmácia devido à falta de estrutura da UBS Bandeirinhas
FOTO: JOAO LEUS / OTEMPO
Pacientes estão em farmácia devido à falta de estrutura da UBS Bandeirinhas

Os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bandeirinhas, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão há meses com a farmácia fechada.

Com isso, os pacientes que se consultam no local têm que ir até outro posto de saúde para pegar os remédios.

“É uma situação complicada, pois temos que ir até o posto de saúde do bairro Cidade Verde para pegarmos os medicamentos. É uma distância longa”, reclama a dona de casa Maria Amélia Silveira.

A estudante Fernanda Freitas também está indignada com a situação. “Eu não vou ao posto frequentemente, mas, da última vez em que fui, e isso já tem uns cinco meses, eu me consultei e fiquei sem o remédio até eu poder ir à UBS Cidade Verde”, contou.

Dificuldade

Ainda segundo ela, há moradores do bairro que têm dificuldades de buscar remédios, porque têm que ir de ônibus. “Muitas pessoas aqui, do Bandeirinhas, não têm condições de ficar pagando passagens para ir buscar medicamentos. É preciso que essa situação se resolva o mais rápido possível”, relatou.

Para o morador Fernando de Brito, a espera é que a nova sede da UBS fique pronta. “Há anos aguardamos o novo posto de saúde, mas até agora não temos previsão de quando ele será inaugurado. Espero que seja com a farmácia,” disse.

 

Resposta

Em nota, a assessoria da prefeitura informou que as acomodações da UBS Bandeirinhas não estavam adequadas para receber uma farmácia e que uma nova sede para a UBS já está em construção. “A Secretaria de Saúde aguarda a conclusão da obra para a reabertura da farmácia na unidade, que deve ocorrer no segundo semestre”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave