Sem comprar nada, descontos ao cliente são na palma da mão

Aplicativo permite que usuário consiga, pelo telefone, preços de 20% a 60% mais baratos

iG Minas Gerais | ludmila pizarro |

Praticidade. Sócios da NextID, André, Wallace e Vinícius desenvolveram o aplicativo que dá desconto em estabelecimentos da cidade
DENILTON DIAS / O TEMPO
Praticidade. Sócios da NextID, André, Wallace e Vinícius desenvolveram o aplicativo que dá desconto em estabelecimentos da cidade

Os aplicativos para smartphones que oferecem descontos disponíveis à palma da mão em diversos estabelecimentos e segmentos, têm tudo para estourar no mercado brasileiro sempre ávido por boas ofertas e cada vez mais acostumado à comodidade. Uma evolução apresentada por esses aplicativos, que lembra sites como o Groupon, é que o cliente não precisa comprar nada, apenas resgatar um tíquete e apresentá-lo ao estabelecimento parceiro.

É o caso do Freet, disponível para iOS e Android, que oferece descontos de 20% a 60% em produtos e serviços de bares, restaurantes, clínicas estéticas, boates, agências de turismo, pet shops, salão de beleza e roupas femininas. “O Freet é uma ferramenta de marketing de relacionamento para o comércio. Além de gerar o tíquete de desconto, ele também permite a análise e o monitoramento das campanhas”, explica Wallace Melo, 43, diretor comercial da Next ID, empresa que desenvolveu o app.

O aplicativo foi lançado há cerca de 30 dias, e já conta com 25 empresas parceiras e cerca de 3.500 usuários cadastrados. Segundo Wallace, o foco da empresa é que o aplicativo fique conhecido em todo o território nacional. “Pretendemos fechar parcerias com cadeias nacionais presentes nas principais cidades do Brasil”, explica o empresário. Além de lojas físicas, também devem ser criadas parcerias com portais de venda eletrônica.

O consumidor final não paga nada para usufruir das promoções e pode pesquisar os descontos por segmento, período e, em breve, pela localização do estabelecimento. “A pesquisa por local deve ser implantada em uma ou duas semanas”, explica o diretor de tecnologia, André Almeida, 43.

Diferencial. Um diferencial do Freet é a campanha ser definida totalmente pelo parceiro. Por meio de uma ferramenta web, o lojista pode criar sua oferta como achar melhor. Não precisa ser necessariamente desconto e pode ser brinde ou até mesmo promoção com produtos gratuitos. “Quem vai determinar os critérios da campanha é o nosso parceiro. Não é amarrado ao desconto. Do jeito que a empresa configurar, a promoção vai ser apresentada ao usuário”, afirma André. O acompanhamento da oferta para o lojista que oferece o desconto também é feito via internet, em tempo real. “Quando um tíquete é gerado, ele pode monitorar online”, diz.

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