Novas propostas aprovadas

Conferência de Políticas Urbanas abre espaço para a criação de edifícios-garagens no centro

iG Minas Gerais | Camila Bastos |

Participação. Delegados passaram o dia votando, mas ponto mais polêmico ficou para o último dia
Lincon Zarbietti / O Tempo
Participação. Delegados passaram o dia votando, mas ponto mais polêmico ficou para o último dia

A Conferência Municipal de Políticas Urbanas teve ontem sua segunda rodada de votações finais. Foram aprovadas mudanças em setores como mobilidade urbana, permeabilidade do solo, gestão de resíduos e política habitacional. A discussão das Áreas de Diretrizes Especiais (ADEs), uma das mais polêmicas da conferência, ficou para o próximo sábado, último dia de votações.

Muito defendida pelo setor empresarial, foi aprovada ontem a proposta de implantação de regulamentação específica para a construção de edifícios-garagem no centro da cidade e próximo às estações de metrô e do Move.

A ideia, de acordo com delegados setor, é incentivar o comércio de rua. “O pequeno comerciante precisa do fluxo de pessoas”, diz o empresário Adriano Olvieira, ressaltando que a falta de vagas no centro da cidade dificulta o acesso dos consumidores.

“Quem tá no comércio de shopping é favorecido, porque oferece estacionamento e segurança, enquanto quem está na rua perde com cada vez menos vagas”, compara Flávio Guimarães, também delegado do setor empresarial. As regras para a instalação dos estabelecimento, com possíveis limites de vagas e definição dos locais em que podem ser instalados, deverão ser definidas em discussão na Câmara Municipal.

Moradia. Uma das propostas que causou muita discussão tratava da Mata do Isidoro, na região Norte da cidade. Uma das últimas áreas verdes da região metropolitana, a mata, também conhecida como Granja Werneck, abriga três ocupações urbanas, com cerca de 8.000 famílias. Além disso, também recai sobre ela o interesse imobiliário, por estar nas proximidades da Cidade Administrativa. Há um projeto de construção de cerca de 70 mil apartamentos que espera licenciamento ambiental para o início das obras.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave