Minas não deve cumprir três dos oito Objetivos do Milênio

Parâmetros deveriam ser alcançados até fim de 2015, conforme estabeleceu a ONU

iG Minas Gerais | Johnatan Castro |



Fim da evasão escolar está entre metas não atingidas, diz portal ODM
ALEXANDRE GUZANSHE/O TEMPO
Fim da evasão escolar está entre metas não atingidas, diz portal ODM

Minas não deve alcançar três dos oito Objetivos do Milênio (ODM) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os indicadores deveriam ser cumpridos até o fim de 2015, porém, de acordo com o Portal ODM – site que monitora o desempenho dos objetivos em todo o país – três dificilmente serão alcançados: reverter a propagação da Aids, reduzir a mortalidade materna e garantir que 100% das crianças terminem o ensino fundamental. Ainda assim, o Estado segue com o melhor resultado do Brasil, próximo de superar o quarto objetivo.

Estabelecidos em 2000, os oito ODMs desdobram-se em 11 metas. Antes do prazo, Minas atingiu o ODM 1 – reduzir pela metade, até 2015, a população abaixo da linha da pobreza, tomando como parâmetro as estatísticas de 1991. O Estado também alcançou o ODM 4, que determina diminuição em dois terços na mortalidade de menores de 5 anos, e o ODM 7 – reduzir pela metade a população sem acesso a água potável e saneamento.

Minas, no entanto, não deve reduzir os índices de mortalidade materna. Segundo o Portal ODM, a Organização Pan-americana de Saúde recomenda até 20 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos. A taxa era de 36,09 em 2013.

O site ainda indica que o ODM 6 – combate à Aids – não foi cumprido, já que a incidência da doença não foi reduzida ou mantida constante nos últimos três anos contabilizados. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, foram 2.603 casos de Aids em 2010, 2.787 em 2011 e 2.570 em 2012.

Por fim, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que as taxas de conclusão dos ensinos fundamental e médio no Estado são de 67% e 53,5%, respectivamente, impedindo o cumprimento do ODM 2. “As metas de educação, mortalidade materna e combate à Aids dificilmente serão alcançadas”, diz a coordenadora do Portal ODM, Diva Irene da Paz Vieira. Resposta. Para o governo, sete dos oito ODMs foram cumpridos – e não somente os três reconhecidos pelo portal. O Estado afirma ter reduzido casos de Aids a partir de 2002, o que indica “refluxo de médio prazo”. Em relação ao ODM 2 (evasão escolar), o governo argumenta que a taxa de entrada na educação básica foi de 97,7% em 2009.

País

Previsão. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país atingiu dois ODMs – reduzir a pobreza e a mortalidade infantil abaixo do recomendado – e deve alcançar outros quatro.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave