Um quinto das cidades mineiras não registrou homicídios em 5 anos

Entre os municípios que constam na lista do “homicídios zero” estão Carandaí, na região Central do Estado, Alterosa e São João Batista do Glória, no Sul de Minas

iG Minas Gerais | Bruna Carmona |

cidades mineiras
cidades mineiras
cidades mineiras

Imagine viver em uma cidade que passou cinco anos sem registrar um único homicídio. Pode parecer uma realidade distante do brasileiro, mas dados do Mapa da Violência 2014 mostram que não apenas uma, mas 156 cidades de Minas Gerais não registraram nenhum assassinato entre 2008 e 2012.

A pesquisa reúne estatísticas sobre a evolução da violência em todo Brasil, entre 1980 e 2012, e é baseada no Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Entre os municípios que constam na lista do “homicídios zero” estão Carandaí, na região Central do Estado, Alterosa e São João Batista do Glória, no Sul de Minas. Aliás, é no Sul que está a maior concentração de cidades que não registraram homicídios no Estado. Em 42 dos 155 municípios da região não houve nenhum assassinato entre 2008 e 2012.

No total, o número de localidades com homicídio zero no período da pesquisa representam 18,3% do estado de Minas Gerais. A maior parte desses municípios tem menos de 10 mil habitantes.

Vale lembrar que o Mapa da Violência apresenta algumas limitações em relação aos dados porque o subsistema no qual ele se baseia está sujeito a problemas como registro inadequado das mortes e a distância de algumas cidades dos grandes centros.</p></p>

Leia tudo sobre: minas geraismapa da violência