Xô, ressecamento!

Listamos os mitos e as verdades para manter a pele e o cabelo hidratados de forma certa em qualquer época do ano

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

No rosto, cremes ricos em ativos e com proteção solar são os mais indicados para manter a hidratação
Reprodução / Facebook
No rosto, cremes ricos em ativos e com proteção solar são os mais indicados para manter a hidratação

Tudo bem que nosso inverno sempre teve uma pegada “tropical”, não é mesmo? Neste clima em que o tempo anda mais seco do que o normal, turbinar os cuidados com os cabelos e a pele é ainda mais essencial para fugir de vez daquela sensação de ressecamento – aspecto que ninguém quer em nenhuma estação do ano. A hidratação deve ser sua principal aliada, e é melhor deixar a secura só para o clima.

Cuidar da pele durante o banho pode ser uma grande ajuda contra o ressecamento, além de ser mais prático para o dia a dia, já que você pode aplicar o hidratante ali mesmo, dentro do box, e sair com a pele macia. O mercado beauty lança a todo momento esses produtos práticos e que dão uma mãozinha na correria e na preguiça. “Vale abusar dos óleos e dos hidratantes específicos para usar enquanto toma banho. As manteigas, que são mais consistentes, também formam uma espécie de filme protetor na pele”, indica Andrea Costa, gerente de desenvolvimento de fórmulas e produtos da Natura.

Independentemente da estação do ano, a pele do rosto, por ser mais sensível, pede uma hidratação mais poderosa para evitar a evaporação. “Deixe de lado os sabonetes em barra, mais indicados para o corpo, e use os líquidos que possuem pH mais neutro e próximo da pele. Na face, hidratantes ricos em ativos e com proteção solar, mesmo nos dias mais frios, são indispensáveis”, explica.

Cabelos, um caso à parte

Hidratar os fios já deixou há muito tempo de ser uma tarefa para se fazer só de vez em quando. Tempos mais secos e banhos com temperaturas elevadas podem ainda piorar o quadro da raiz oleosa e os fios ainda mais ressecados e quebradiços. “As pessoas lavam menos o cabelo durante os dias mais secos, ao contrário dos dias de calor, em que lavamos todos os dias, e isso aumenta consideravelmente a oleosidade. Por isso, produtos de efeito prolongado e cremes com textura mais leve são fundamentais. O próprio xampu seco pode ser uma saída para evitar que o óleo se acumule na raiz”, indica Silvana Satuchengo, responsável pela marca de cosméticos Charis Professional.

Dicas dadas, hora de conferir nossa seleção para turbinar sua nécessaire e ficar sempre linda e hidratada.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave