Mulher de poucas palavras

Leandra Leal vive heroína romântica na novela “Império”, que é a sua primeira protagonista no horário nobre

iG Minas Gerais | Luana Borges |

Inspiração. Leandra buscou elementos no filme “Erin Brockovich”
Jorge Rodrigues Jorge/CZN
Inspiração. Leandra buscou elementos no filme “Erin Brockovich”

À primeira vista, Leandra Leal em nada lembra as mocinhas românticas que interpreta na TV. Prática e sem papas na língua, ela profere um discurso seguro, de quem conhece profundamente as engrenagens da profissão. Filha da atriz Ângela Leal e neta do produtor cultural Américo Leal, fundador do Teatro Rival, Leandra cresceu no meio artístico e tem intimidade com os estúdios e os palcos desde novinha. Mesmo assim, quando o assunto é sua primeira protagonista da faixa das nove, a Cristina de “Império”, economiza nas palavras e age de forma protocolar.

“O que eu posso dizer é que estou apaixonada pela minha personagem. Quando se está no meio do processo, é muito difícil fazer uma avaliação”, resume.

Cristina é a grande heroína da novela de Aguinaldo Silva. Logo no início, sofre vários baques. A mãe morre, o irmão é preso, o camelódromo onde trabalha pega fogo e descobre que é filha de José Alfredo (Alexandre Nero). Além disso, Tuane (Nanda Costa), mãe do sobrinho que Cristina cria como se fosse filho, aparece querendo o menino de volta. “De uma hora para a outra, a personagem é colocada como chefe da família”, explica Leandra. Apesar de tudo isso, a atriz jura que o papel não vai cair para o lado da mocinha sofredora. “Trata-se de uma personagem forte, esperta e que trabalha desde criança”, diz.

Assim como todo o elenco de “Império”, Leandra participou de workshops com o preparador Eduardo Milewicz. Nem todos se encontraram, já que o processo foi dividido por núcleos. Ela também se reuniu com os atores com quem vai contracenar mais para intensificar os estudos do texto. “As cenas são cheias de camadas, e os personagens têm profundidade. Então, focamos muito no texto”, conta.

A busca por referências para a personagem foi mais além. Leandra havia assistido ao filme “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”, de Steven Soderbergh, antes de iniciar a preparação para Cristina, e percebeu que poderia absorver algumas informações da personagem vivida por Julia Roberts.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave