Inscrições para Sisutec são prorrogadas até domingo

Prazo inicial era até esta sexta (25); Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica oferece quase 290 mil vagas em instituições públicas e particulares

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até este domingo (27) o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O prazo inicial terminaria às 23h59 desta sexta-feira (25).

Esta segunda edição de 2014 oferece 289.341 vagas em cursos técnicos de instituições públicas e particulares, e nos serviços nacionais de aprendizagem (o sistema S), distribuídas em 466 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal.

Os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por alunos que cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, ou como bolsistas integrais em instituições particulares. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota na redação que não seja zero.

O resultado da primeira chamada do Sisutec será divulgado na próxima terça-feira (29), e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas nos dias 30 de julho e 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8 de agosto. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos os que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

Até às 11h desta sexta, o número de inscritos ultrapassou os 300 mil. Na primeira edição, no segundo semestre de 2013, foram 383.080 inscritos.

Criado em 2013, o sistema integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que até julho deste ano registrou 7,6 milhões de matrículas em todo o país. O processo seletivo para o programa ocorre duas vezes por ano. Para conhecer o tipo de formação e os campos de trabalho de cada curso, o candidato a vagas no Sisutec deve consultar o Catálogo de Cursos Técnicos, disponível na página do Pronatec.

As inscrições no Sisutec são gratuitas, e podem ser efetuadas até às 23h59 deste domingo pela página do programa.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave