Ato em apoio à Palestina reúne cem pessoas na Praça Sete

Evento foi organizado pelo Comitê Mineiro em Solidariedade ao Povo Palestino; entidade congrega sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais

iG Minas Gerais | ENNIO RODRIGUES |

Manifestantes rechaçam ofensiva de Israel à Faixa de Gaza
Manifestantes rechaçam ofensiva de Israel à Faixa de Gaza

Cerca de cem pessoas protestaram em apoio à causa palestina na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (25). O ato foi organizado pelo Comitê Mineiro em solidariedade ao Povo Palestino, refundado na terça-feira (22). O grupo reúne partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais.

Essa foi a segunda manifestação organizada pela entidade e teve o objetivo de dar resposta às declarações do governo israelense à manobra diplomática brasileira. Depois que o governo brasileiro oficialmente chamou o embaixador israelense para consulta e classificou como desproporcional a ofensiva de Israel à faixa de Gaza, Yigal Palmor, porta-voz do governo israelense, comparou o conflito à recente derrota brasileira na Copa do Mundo de Futebol. “Desproporcional é perder um jogo de futebol por 7 a 1", afirmou Palmor.

De acordo com Kerison Lopes, presidente do Sindicato dos Jornalista Profissionais de Minas Gerais e um dos membros do Comitê que se reuniu hoje, o efeito da declaração foi oposto ao pretendido pelo representante israelense. “Em comparação ao primeiro ato, vimos muito mais apoio da população hoje. Ele popularizou um assunto que muitos não se interessavam”, afirma Lopes. Durante a manifestação, segundo a polícia militar, não foi registrada nenhuma ocorrência relacionada no local.

Embaixador da Palestina em BH

Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, embaixador da Palestina, virá a Belo Horizonte na próxima quarta-feira (30). Ele participará de um debate público às 10h, organizado pelo Comitê Mineiro em Solidariedade ao Povo Palestino, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, 400 - Centro, Belo Horizonte).

Leia tudo sobre: protestopalestina7x1praça sete