Prefeito, vice e 8 vereadores são cassados

Juiz entendeu que grupo criou esquema de compra de votos

iG Minas Gerais | Da redação |

Moradores de Campo Belo terão novo prefeito
Prefeitura de Campo Belo/Divulgação
Moradores de Campo Belo terão novo prefeito

O prefeito, o vice e oito vereadores de Campo Belo, na região Centro-Oeste do Estado, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral na última terça-feira. Marco Túlio Lopes e seu vice, Richard Miranda, ambos do PSDB, sofreram processo por abuso de poder, conduta vedada a agente público, uso promocional de serviço de caráter social e compra de voto nas eleições de 2012. As mesmas acusações foram dirigidas a oito dos quinze vereadores da cidade.

Os parlamentares também foram punidos com multa e inelegibilidade junto com o ex-prefeito Romeu Cambraia, duas servidoras da Secretaria de Saúde e quatro candidatos a vereador não eleitos no pleito.

De acordo com a Justiça, o grupo participou de um esquema de prestação de serviços médicos em massa, que atendia eleitores em troca de votos. Para o juiz Alberto Diniz, relator do processo, a situação “criou uma relação de dependência entre a população carente e os políticos da situação”.

A assessoria da prefeitura informou que o prefeito e o vice irão recorrer da decisão. Nenhum dos envolvidos quis se manifestar.

Com o afastamento dos gestores, a prefeitura será entregue aos segundos colocados na eleição, Antônio Carlos Alvarenga (PPS) e Wilson Silva Couto (PTN).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave