Nem Dia dos Pais anima o varejo, que prevê dias difíceis

O resultado considera as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto

iG Minas Gerais |

São Paulo. As vendas do comércio varejista no Dia dos Pais neste ano devem registrar o resultado menos expressivo dos últimos cinco anos, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A estimativa das instituições é de incremento de apenas 1% na comparação com as vendas do ano passado, quando houve crescimento de 3,78% sobre o ano anterior.  

Na mesma base de comparação, as altas foram de 4,75% em 2012, de 6,86% em 2011 e de 10% em 2010. O resultado considera as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto. Em nota, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, afirma que o comércio varejista brasileiro registrou desaceleração das vendas a prazo em todas as datas comemorativas do primeiro semestre de 2014.

“Fatores como a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor, são determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso”, explica. A CNDL destaca que o Dia dos Pais tradicionalmente movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria. Pesquisa da entidade aponta que para 70% dos empresários, as condições macroeconômicas do país pioraram no último ano e isso esta afetando as vendas do setor e a geração de empregos.

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