Com Taffarel e Rodrigo Lasmar, Dunga anuncia nova comissão técnica

Equipe entra em ação no dia 5 de setembro, quando o Brasil enfrenta a Colômbia, em jogo amistoso nos Estados Unidos

iG Minas Gerais | JOSIAS PEREIRA |

Taffarel jogou no Atlético de 1995 a 1998, disputou 191 jogos e sofreu 203 gols. É o quarto goleiro que mais vestiu a camisa da seleção brasileira: 113 vezes. Pegou pênalti na decisão da Copa dos Estados Unidos, em 1994, e ajudou o Brasil a vencer a Itália e faturar o tetra.
JEFF J MITCHELL/reuters-7.7.1998
Taffarel jogou no Atlético de 1995 a 1998, disputou 191 jogos e sofreu 203 gols. É o quarto goleiro que mais vestiu a camisa da seleção brasileira: 113 vezes. Pegou pênalti na decisão da Copa dos Estados Unidos, em 1994, e ajudou o Brasil a vencer a Itália e faturar o tetra.

A CBF anunciou na tarde desta quarta-feira a nova comissão técnica da seleção brasileira. Dunga irá contar com o auxílio de experientes nome, entre eles Taffarel que será o preparador de goleiros, além de Mauro Silva, auxiliar técnico para os próximos dois jogos da seleção, o preparador físico Fábio Mahserebjian e Rodrigo Lasmar, do Atlético, que continua no departamento médico do Brasil mesmo após a saída do doutor José Luiz Runco.  

Como anunciado por Gilmar Rinaldi, novo coordenador da seleção brasileira, Mauro Silva, outro integrante do tetracampeonato mundial, terá um papel apenas pontual na comissão técnica e terá a missão de auxiliar Dunga apenas nos dois próximos amistosos. A iniciativa faz parte de uma estratégia da comissão que é ouvir jogadores que se destacaram no futebol nacional. O cargo de auxiliar técnico 'pleno' será ocupado por Andrey Lopes, mais conhecido como "Cebola", que foi campeão gaúcho com Dunga, pelo Internacional, no ano passado. 

"O Mauro Silva será um auxiliar-técnico pontual. Teremos alguns jogadores convidados para nos ajudar. E o Mauro Silva foi o primeiro convidado para esses nossos primeiros jogos", afirmou Rinaldi, em entrevista coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro. 

A divulgação dos nomes acontece um dia após a apresentação oficial de Dunga como o novo treinador do escrete canarinho. "São pessoas que têm o DNA de campeão", aponta o comandante.

A nova comissão técnica da seleção irá iniciar os trabalhos no dia 5 de setembro, quando o Brasil enfrentará a Colômbia, em jogo amistoso nos Estados Unidos. Em seguida, dia 9, o adversário será o Equador, também nos EUA.

Perfil

Taffarel - preparador de goleiros da seleção brasileira

Goleiro titular da seleção brasileira nas Copas de 1990, 1994 e 1998. É mais um que atuou com Dunga e Rinaldi no Internacional. Também obteve uma passagem de sucesso no Atlético, clube onde conquistou o Campeonato Mineiro de 1995, a Copa Centenário e a Conmebol de 1997. Na Europa, o arqueiro defendeu Parma-ITA, Reggiana-ITA e Galatasaray-TUR. Após a aposentadoria, Taffarel trabalhou como preparador de goleiros no clube turco, onde é ídolo. Foi observador de Dunga na Copa do Mundo de 2010.