Porta-voz de Kiev diz que pró-russos abateram dois jatos ucranianos

Os dois aparelhos Sukhoi caíram à altura de Savur Mogila, na região de Donetsk; ainda não se sabe o destino dos pilotos, segundo o porta-voz Oleksi Dmytrachkivski

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Dois caças ucranianos foram abatidos por rebeldes separatistas pró-Rússia nesta quarta-feira (23) no leste do país, anunciou um porta-voz das forças de Kiev.

Os dois aparelhos Sukhoi caíram à altura de Savur Mogila, na região de Donetsk. Ainda não se sabe o destino dos pilotos, segundo o porta-voz Oleksi Dmytrachkivski.

Igor Strelkov, que agora está no comando dos rebeldes em Donetsk, disse que os separatistas haviam derrubado um avião e que o piloto havia ejetado. Ele não deu mais detalhes.

Na semana passada, pelo menos quatro aviões militares foram abatidos na região.

Na quinta (17), um avião civil caiu nas proximidades de Donetsk com 298 pessoas a bordo, levantando suspeitas de que possa ter sido abatido por um míssil.

As duas principais cidades controladas pelos rebeldes -Donetsk e Lugansk- tiveram combates entre ucranianos e separatistas. O Exército da Ucrânia conseguiu retomar o controle de cidades nos arredores de Donetsk, após a retirada rebelde dos locais.

Autoridades de saúde locais disseram que 432 pessoas foram mortas e 1.015 ficaram feridas desde que as hostilidades começaram na região de Donetsk, com um levante separatista após a derrubada de um presidente pró-russo e a anexação da Crimeia pelo país vizinho.

Leia tudo sobre: Criseconflitoconfrontopró-russosrebeldesUcrâniaRússiajatosMundo