Uma comemoração de gala

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Formado por alunos de colégios públicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o projeto Música nas Escolas dá início às comemorações de seus nove anos com uma série de apresentações. Amanhã, no primeiro concerto, as orquestras jovens Vallourec e da Escola Estadual Padre João Botelho sobem ao palco da Câmara Municipal da capital.

Na apresentação, as duas formações executam obras eruditas, como a “9ª Sinfonia” de Beethoven, e populares, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga.

O projeto atende, em média, 120 crianças a partir de 8 anos, que recebem aulas gratuitas de musicalização e de instrumentos como violino, violoncelo e flauta. Os professores são músicos das orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais.

Segundo um dos coordenadores, José Roberto Lages, é nítida a mudança no comportamento dos meninos que têm o contato com a música pela primeira vez. “Na própria escola, os professores notam a diferença. Eles passam a ser mais disciplinados e melhoram o comportamento dentro da comunidade escolar. Meninos que eram problemáticos passam a ser referência”, comenta.

Ao longo dos anos, o projeto foi responsável por mudar a vida de crianças como Josué Francisnael, de 18 anos, hoje estudante de violino na Universidade Federal de Minas Gerais. Ele começou aos 12 anos e continua fazendo parte da orquestra – inclusive, como compositor.

“A música dele é tocada ao lado de clássicos de compositores como Beethoven, Mozart e Strauss. E posso garantir que não faz feio. É uma das mais bonitas que apresentamos”, diz Lages.

Seja em formação de câmara ou orquestra completa, as apresentações têm sido cada vez mais frequentes, em lugares variados como escolas, praças públicas e até hospitais. “Muito mais do que em um projeto social, os meninos estão tocando bem”, diz o coordenador, orgulhoso.

Agenda

O quê. Apresentação do projeto Música nas Escolas

Quando. Amanhã, às 19h

Onde. Câmara Municipal de Belo Horizonte (av. dos Andradas, 3.100, Santa Efigênia)

Quanto. Entrada franca

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave