Viaduto desabou por falhas no projeto executivo, diz construtora

Afirmação foi feita pela construtora Cowan, responsável pela obra, em convocação para coletiva sobre resultado dos pareceres técnicos do projeto

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Vizinhos. 
Projeto do viaduto Batalha dos Guararapes previa estrutura bem próxima de residencial com dezenas de apartamentos
LEO FONTES / O TEMPO
Vizinhos. Projeto do viaduto Batalha dos Guararapes previa estrutura bem próxima de residencial com dezenas de apartamentos

A construtora Cowan, responsável pela execução da obra do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou matando duas pessoas e deixando vários feridos no dia 3 de julho, na avenida Pedro I, no bairro São João Batista, na região de Venda Nova, afirmou que falhas na concepção do projeto executivo causaram a tragédia. 

A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) durante convocação para a coletiva de imprensa, que acontece nesta tarde no Hotel Mércure, no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Serão apresentados os resultados dos pareceres técnicos sobre o projeto executivo, que foi fornecido pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Ainda conforme a empresa, foram apontadas falhas de concepção do projeto, o que teria provocado a queda do ramo sul do viaduto. 

Além disso, a empresa também mostrará os motivos para não aprovar a liberação do trânsito na avenida. A coletiva conta com a participação do diretor da unidade construtora da empresa, José Paulo Toller Motta, e do calculista Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia, que seria responsável por mais de 2.200 projetos de pontes e viadutos. 

Também participarão da coletiva técnica o perito e engenheiro Eduardo Vaz de Mello, membro efetivo do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia-Mineiro (IBAPE/MG)  e um membro titular da Associação dos Peritos Judiciais de Minas Gerais (ASPEJUDI/MG).

Por fim, a nota de convocação para coletiva ainda ressaltava que a Prefeitura de Belo Horizonte e a Defesa Civil já foram formalmente informadas sobre os resultados do parecer.

Leia tudo sobre: quedaviadutosudecap