BR–381 é campeã em irregularidades e acidentes em MG

iG Minas Gerais |

A estrada federal em Minas com mais multas e acidentes é a BR–381, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF–MG). Mais de um terço das batidas em BRs ocorre nela. A corporação, no entanto, não passou balanço de infrações por rodovia nem o número de colisões e vítimas registradas neste ano. Em 2013, foram em média 2,9 batidas por hora (um total de 26.044) – que representou uma queda de 1,2% em relação ao ano anterior, porém o número de mortes subiu 5% (veja ao lado). “É a estrada que tem a maior malha e onde muitos fazem ultrapassagens malcalculadas por ser de pista simples”, destacou o inspetor da PRF Aristides Júnior.

E foi na BR–381 que o cabeleireiro Max Rodrigues, 26, foi flagrado, no mês passado, fazendo uma ultrapassagem em local proibido. Foram sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 192. “O agente me parou e aplicou a multa. Quando voltei de viagem fiquei mais cuidadoso”, contou. A autuação quando é feita por agentes é considerada, por especialistas, mais educativa porque o motorista é punido na hora.

Porém, para o engenheiro mestre em transportes Silvestre de Andrade, os equipamentos eletrônicos contribuem para flagrar mais irregularidades e, no caso dos móveis, ainda funciona como um fator surpresa. “A quantidade de multas é ínfima perto das infrações. Como as pessoas não respeitam as normas, quanto maior o poder de fiscalização da polícia, melhor. A multa é consequência do erro”, destacou o engenheiro. (JS)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave