Virtuosismo para multiplicar

Valentina Lisitsa retorna a Belo Horizonte para única apresentação no Teatro Bradesco, como parte da Série Pianistas

iG Minas Gerais | Vinícius Lacerda |

Programa. Aclamada em todo mundo, a pianista apresentará obras de Liszt, Chopin e Beethoven
Gilbert Francois / divulgação
Programa. Aclamada em todo mundo, a pianista apresentará obras de Liszt, Chopin e Beethoven

Valentina Lisitsa poderia ser conhecida apenas como mais uma pianista russa ou uma celebridade que ficou mundialmente famosa por meio de seu canal no Youtube. Mas sua competência para executar obras dificílimas no piano e a intimidade com o instrumento – começou a tocar aos três anos e tem, atualmente, 41– a tornam uma artista respeitada por onde quer que passe.

Prova disso é a quantidade de concertos que faz ao redor do mundo. França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Holanda são os países nos quais ela fará apresentações até outubro. Antes, porém, ela vem ao Brasil e, em Belo Horizonte, faz um concerto solo, hoje, no Teatro Bradesco.

Esta é segunda vez que Valentina, pianista ucraniana, radicada nos Estados Unidos, apresenta-se em terras mineiras. Na primeira ocasião, de acordo com a diretora artística da Série Pianistas, programa de concertos que inicia a temporada bienal com a apresentação da artista, Celina Szrvinsk, deixou um gostinho de quero mais. “O sucesso de Valentina foi estrondoso e a repercussão foi tão positiva que fiquei muito entusiasmada para trazê-la novamente”, comenta.

Provavelmente, um dos motivos que levaram o público a simpatizar com a cantora resida no conforto com que ela executa obras complexas. Ao tocar “Moonlight”, de Beethoven (1770-1827) (disponível no canal www.youtube.com/user/ValentinaLisitsa) os dedos da pianista se movem com tamanha velocidade e precisão que, por instantes, sugerem – falsamente – certa facilidade ao ofício.

O que será apresentado no palco, ao contrário, são obras cuja execução exige um grau de virtuosismo raro. “O leque de possibilidades com a Valentina é muito grande devido a suas habilidades. Mas desta vez, além de obras complexas, canções que raramente são executadas, como ‘Sonata em Si Menor’, de Franz Liszt (1811-1886), fazem parte do programa”, diz Celina. “Por isso, é uma boa oportunidade tanto para os conhecedores quanto aqueles não iniciados”.

Completam o roteiro musical do espetáculo a “Sonata nº8 em Dó Menor op.13, Pathétique”, de Ludwig van Beethoven, e nove estudos de Frédéric Chopin (1810-1849).

Temporada 2013-2014. A apresentação marca o início da Série Pianista, que leva ao teatro do Minas Tênis Clube apresentações de músicos durante este e o próximo ano. Ao todo, dez músicos de renome mundial vêm a Belo Horizonte durante o período. “Escolhi os músicos considerando o nome e a carreira internacional expressiva. Preciso ter a segurança de que cada um deles fará uma apresentação de altíssimo nível e agradará o público”, afirma Celina.

Há 23 anos investindo em projetos de música de câmara, Celina acredita que a ponte entre o público e a música clássica é cada vez mais curta e parte disso é fruto da variedade e do alto nível de espetáculos. “Quando você oferece uma programação de qualidade, as pessoas habituadas não deixam de participar e acabam comentando com outras que não têm costume de vir e estes acabam aparecendo”, diz.

Dessa forma, entraram na programação nomes como o brasileiro Arthur Moreira Lima – intitulado pela revista “La Suisse” como “O Pelé do Piano” – e a italiana Glória Campaner, vencedora do Prêmio Especial Prokofiev, em 2009.

“Gloria é uma pianista jovem que se apresentou no ano passado no Concertos Didáticos do Conservatório da UFMG (do qual Celina está à frente há 14 anos) e deixou uma impressão muito boa: é sensível e dona de uma musicalidade ímpar”, diz.

Quem encerra os show deste ano, é o mineiro, conhecido internacionalmente, Nelson Freire. “Será um privilégio tê-lo aqui conosco justamente no ano que completa 70 anos”. O programa da noite em que ele se apresenta ainda não foi definido, mas Celina garante que será “uma noite inesquecível”.

Agenda

O quê. Concerto da pianista Valentina Lisitsa

Quando. Hoje, às 20h30

Onde. Teatro Bradesco (rua da Bahia, 2.244, Lourdes)

Quanto. R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)

Próximos concertos em 2014 Arthur Moreira Lima

30 de setembro

Glória Campaner

28 de outubro

Eduardo Hazan

11 de novembro

Nelson Freire

10 de dezembro

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave