Uma mensagem unificada

iG Minas Gerais |

Precisamos comunicar uma mensagem unificada. Todos nós, de alguma maneira, acompanhamos as mudanças pelas quais o Rotary passou para fortalecer a nossa marca. Rotarianos de todo o mundo concordaram que precisamos melhorar a nossa imagem. Meu objetivo neste espaço é repassar as recomendações da Iniciativa para Fortalecer o Rotary e o impacto que poderemos ter se o seu clube participar desse esforço conosco. Na Assembleia Internacional deste ano, cerca de metade dos governadores eleitos reportou que seus distritos e clubes já aderiram à nossa nova identidade visual. O que nós pedimos é que seu clube se junte a eles. O Rotary une líderes que trocam ideias e entram em ação para criar mudanças positivas em comunidades do mundo inteiro. Essa é a nossa essência e o que distingue o Rotary como uma força atuante em nossas comunidades. Mas para isso, é necessário que seu clube entenda a importância de comunicarmos uma mensagem unificada e queira participar dessa iniciativa conosco. Vamos lá: o que é uma marca? Mais importante ainda: o que é o poder emocional de uma marca? E o que é o Rotary? Apesar de serem perguntas simples, os resultados de pesquisa conduzida em 167 países indicaram que poucos rotarianos conseguem dar a elas respostas claras e precisas. Na maioria dos casos, quando alguém pergunta “o que é o Rotary?”, muitos começam sua resposta com um “Hmmm...” ou com uma hesitação. Quem me acompanha deve se lembrar de alguns exemplos que mostramos – aliás, casos que seriam cômicos se não fossem trágicos. Precisamos de respostas mais precisas e esclarecedoras. A pesquisa define melhor as três ideias centrais sobre o Rotary. Grandes marcas criam sua história com base em ideias simples. O Rotary une líderes: conectar pessoas será sempre a nossa força motriz, pois somos uma organização de associados. Somos líderes não apenas por causa de um título, mas porque nós trocamos ideias e entramos em ação para causar mudanças positivas em nossas comunidades e em todo o mundo. Simples e claro. Esse será o maior benefício da iniciativa para fortalecer o Rotary. Essa frase não é um slogan, mas, sim, a nossa essência, o nosso princípio. Ao concentrar sua comunicação nesses pontos, seu clube poderá contar uma história mais consistente e eficaz. Pense em como isso ajudará a contar sua história na comunidade. A marca do Rotary não é o nosso logo, nem nossos escritórios ou distritos. A marca do Rotary é você e seu clube. Apesar de os Rotary Clubs serem autônomos, o que um clube faz afeta todos os outros. Há cinco coisas que seu clube pode fazer para se juntar aos outros que estão contando histórias rotárias motivadoras. Em primeiro lugar, entre no Brand Center – www.rotary.org – e baixe as nossas diretrizes. Depois, conte histórias motivadoras sobre pessoas reais que se conectaram com outros líderes. Em terceiro lugar, atualize seu perfil (isso não se limita a apenas usar o novo logo). Em quarto: o sucesso não acontece por acaso, mas precisa ser planejado; por isso, determine quais eventos realizará durante o ano e aloque fundos para a equipe realizar seu trabalho. Finalmente: comece e mantenha o ritmo do trabalho para não deixar a chama se apagar. Denise Vieira, coordenadora regional da Imagem Pública e associada ao Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim, ES (distrito 4410).

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