Solo pode ter provocado queda de viaduto

Para especialistas, fundações de pilar pode ser a chave para apontar o que derrubou o viaduto

iG Minas Gerais | Johnatan Castro |

CIDADES. BELO HORIZONTE, MG.
Demolicao do viaduto Guararapes na Pedro I.
Na foto: Pilastra que cedeu na rua 12 de outubro

FOTO: GUSTAVO BAXTER / O TEMPO / 07.07.2014
GUSTAVO BAXTER / O TEMPO
CIDADES. BELO HORIZONTE, MG. Demolicao do viaduto Guararapes na Pedro I. Na foto: Pilastra que cedeu na rua 12 de outubro FOTO: GUSTAVO BAXTER / O TEMPO / 07.07.2014

Dezesseis dias após a queda de uma das alças do viaduto Batalha dos Guararapes – no último dia 3, sobre a avenida Pedro I, matando duas pessoas –, ainda não há data para conclusão da perícia realizada pela Polícia Civil no local. Para especialistas ouvidos pela reportagem, no entanto, o afundamento de 6 m de um dos pilares de sustentação do elevado indica que a causa pode estar em um problema no solo que não foi detectado durante os trabalhos de sondagem.

Essa é a opinião do vice-chefe do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Bento Ferreira. Ele explica que modelo de fundação utilizado no viaduto, chamado de “tubulão”, é comum em estruturas dentro e fora do Brasil e costuma ser seguro e resistente. Nele, as estacas são construídas dentro de buracos tubulares escavados no solo e moldadas em concreto armado com aço.

Leia matéria na íntegra em nossa edição digital

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave