Há 45 anos, homem na Lua dava ‘um grande salto para a humanidade’

iG Minas Gerais | Da redação |

Neil Armstrong desceu as escadas do módulo lunar da Apollo 11 e andou na Lua
Arquivo Nasa
Neil Armstrong desceu as escadas do módulo lunar da Apollo 11 e andou na Lua

O “pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade” completa amanhã 45 anos. No dia 20 de julho de 1969, um mundo de pessoas acompanhou pela televisão Neil Armstrong descer as escadas do módulo lunar da Apollo 11 e caminhar em uma paisagem lunar estéril.

Em seguida, Buzz Aldrin saltou para fora da porta e ambos se tornaram os primeiros seres humanos a pisar na Lua. Enquanto isso, o terceiro companheiro de tripulação, Michael Collins, seguiu em órbita ao redor do satélite terrestre.

Os três astronautas da missão Apollo 11, lançada em direção à Lua no dia 20 de julho de 1969, regressaram à Terra como verdadeiros heróis no dia 24 de julho.

A largada pela corrida espacial rumo à Lua foi dada pela então União Soviética, que, em 1957, enviou ao espaço o Sputnik, primeiro satélite construído pelo homem. Em resposta, os EUA lançam o seu primeiro satélite, o Explorer I, em 1958.

Apesar de ainda levantar controvérsias, a “conquista” da Lua será celebrada pela Agência Espacial Norte-Americana, Nasa, que planeja eventos para refletir sobre o pouso e ainda olhar para o futuro da exploração espacial.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave